Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Consumidores portugueses são os que mais procuram reduzir despesas
2012-10-17

Os consumidores da classe média portuguesa não têm dúvidas quanto ao que fazer para manter ou melhorar o seu nível de vida: 83 por cento afirma reduzir as suas despesas, um valor muito acima da média europeia (65%). São dados apresentados na edição 2012 do Barómetro Europeu do Observador Cetelem, que analisa o impacto da crise financeira sobre as classes médias europeias.

A análise do Observador Cetelem revela ainda que as tendências de comportamentos de consumo são díspares entre a Europa Ocidental e a Europa de Leste. Enquanto os países ocidentais procuram reduzir despesas para manter ou melhorar o nível de vida, os de Leste procuram fazê-lo através do aumento dos seus rendimentos de trabalho.

O Observador Cetelem procurou ainda saber junto dos inquiridos quais eram as suas preocupações em relação ao futuro. Os países mais afetados pela crise na Europa Ocidental (Itália, Espanha e Portugal) estão mais preocupados em melhorar o nível de vida. Já nos países com maior poder de compra (Reino Unido, França e Alemanha), a principal preocupação é manter o nível de vida. No caso específico de Portugal, a esperança de manter o nível de vida é uma preocupação para 32 por cento dos inquiridos e a melhoria das suas condições um desejo para 43 por cento. Portugal é também o país da Europa Ocidental que mais considera que reduziu o seu estilo vida nos últimos tempos (69 por cento contra uma média de 51 por cento).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos