Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Ponto Electrão Outdoor instalado em Coruche
2012-09-13

A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos vai instalar um Ponto Electrão Outdoor em Coruche, em parceria com a Câmara Municipal. A assinatura do protocolo entre as duas entidades irá realizar-se esta sexta-feira, dia 14 de Setembro, às 15 horas.

Este projecto-piloto da Amb3E, que consiste na instalação de contentores subterrâneos para a deposição de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), tem como objectivo facilitar aos cidadãos o acesso a contentores adequados para a deposição deste fluxo de resíduos. O Ponto Electrão Outdoor é um projecto pioneiro na Europa ao nível da recolha de REEE, patenteado pela Amb3E e co-financiadopela Agência Portuguesa do Ambiente. Esta é uma estrutura que se encontra completamente isolada, protegida quer das condições atmosféricas, quer de eventuais tentativas de furtos.

A Amb3E está a instalar estes equipamentos em cinco concelhos do país.“Após Oeiras e Vilamoura, Coruche surge na sequência da tentativa de estendermos a nossa rede a localidades rurais. Por coincidência, foi uma escola de Coruche a vencedora nacional da Escola Electrão 2012, com a recolha de mais de 35 toneladas de REEE”, comenta Jorge Vicente, director geral da Amb3E.

No Ponto Electrão Outdoor devem ser depositados equipamentos eléctricos e electrónicos usados, como por exemplo varinhas mágicas, computadores, telemóveis, rádios, impressoras, entre outros, à excepção de lâmpadas. Estes serão recolhidos e encaminhados para valorização através do Sistema de Gestão Integrada de REEE, gerido pela Amb3E. Assim, evita-se o abandono indevido destes equipamentos, que pode constituir um perigo para a saúde pública e para o ambiente. A Amb3E recebeu e encaminhou para reciclagem, nos seis anos da sua licença, mais de 180 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. Em 2011, este valor fixou-se nas 43.484 toneladas, num acréscimo de 22 por cento face aos números de 2010.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos