Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Marcas apostam no Pinterest para captar a atenção dos consumidores
2012-08-03

A rede social Pinterest tornou-se uma das principais ferramentas de organização temática de ideias, criatividade e inspiração relacionada com interesses e paixões, com um forte impacto junto dos consumidores, profissionais e marcas. O crescimento rápido e expressivo do número de utilizadores transformou o Pinterest num fenómeno de sucesso um pouco por todo o mundo, potenciando a atenção e o interesse do mercado em torno desta rede social, conclui a OMG Consulting.

O "buzz" gerado em volta desta plataforma social de partilha de ideias e inspirações advém da sua originalidade. O Pinterest traz um novo conceito ao cenário das redes sociais, uma vez que não se trata de coleccionar amigos ou fãs, ou ainda de contactar profissionais, mas sim de coleccionar boas ideias e organizá-las de uma forma única.

O Pinterest tornou-se no início deste ano um verdadeiro “hot topic” no panorama social da web, exibindo o maior crescimento de sempre ao atingir 10 milhões de utilizadores mensais únicos nos Estados Unidos, mais cedo que qualquer outra rede social, de acordo com os dados Comscore citados em TechnCrunch de Fevereiro. Muitas são as notícias com números e estatísticas sobre as “page impressions”, visitantes por dia e tempo médio despendido por visita na nova rede social, sobretudo no “país de berço”, os Estados Unidos, que representa cerca de 74 por cento da penetração global. Apesar do ritmo mais brando actualmente, os últimos dados de Comscore (Worldwide) registam aproximadamente 30 milhões de visitantes únicos em Abril (mais 12 por cento do que no mês anterior) e um post recente do blog corporativo do Pinterest a solicitar tradutores para as edições locais (francês, alemão, japonês, português e espanhol) é mais um sinal da sua internacionalização.

Também em Portugal a febre do Pinterest chegou com resultados visíveis na adesão crescente a mais esta rede social. Os dados de Maio deste ano (Comscore) apontam para 60mil utilizadores colocando na 18.ª rede social mais relevante e com um crescimento de 650 por cento face aos números de Janeiro . Os “pinners” portugueses são claramente mais jovens (cerca de 55 por cento estão entre os 15 e os 34 anos) e com um perfil bem mais equilibrado entre sexos (44 por cento masculino / 56 por cento feminino).

Analisando o perfil demográfico do Pinterest em termos mundiais, este ainda é influenciado pela base inicial de utilizadores, as utilizadoras norte-americanas. Mulheres activas com poder de compra médio/elevado, com interesses em decoração, moda, design, viagens ou gastronomia, são os “early adopters” que moldam ainda hoje grande parte do conteúdo e, consequentemente, das marcas presentes nesta rede. No entanto, a base de audiência está a aumentar e a tornar-se mais diversificada com o "share" do sexo masculino a crescer. Actualmente, a divisão situa-se entre os 38 por cento versus 62 por cento (Worldwide, Comscore/Abril12).

Tendo em conta uma base de consumidores inicial com predomínio do sexo feminino, as marcas que dominam o Pinterest, sobretudo nos Estados Unidos, são marcas de decoração, moda, design e gastronomia. Mas também a este nível o leque de marcas presente é cada vez mais diversificado em termos de categorias e áreas de interesse, procurando tirar o máximo partido das vantagens de mais uma rede social que cativa os utilizadores. As marcas apenas têm que escolher como querem estar presentes e qual a melhor maneira de dinamizarem.

Segundo a OMG Consulting, socializar e partilhar são os pontos de partida. Adicionar ao website da marca o botão “pin” é fundamental para tornar a partilha de imagens mais fácil e imediata (à semelhança dos botões de outras redes como Facebook ou Twitter) e ajudará a marca a estar exposta a uma audiência mais alargada. Fazer “Re-Pin” dos seguidores torna a relação muito mais interessante para eles. O Pinterest não deverá ser uma plataforma puramente promocional, deverá haver o cuidado de ver os “boards” dos "followers" e, sempre que haja conteúdos que expressem os valores da marca, “re-pin it”. A marca poderá ser seguidora de todos aqueles que põem “pins” sobre ela (provavelmente serão os melhores clientes, os mais fiéis)

O Pinterest é uma plataforma para expressar a personalidade e produtos da marca. Pode funcionar como portfólio para designers, artistas, estilistas, fotógrafos e marcas com base importante em termos de criatividade. Há um elevado potencial para criar "buzz" em redor dos produtos, mostrar aspectos de diferentes negócios e criar uma experiência mais pessoal e visual para as audiências. Os Pins e Boards da marca podem ser criados com base nas interpretações dos próprios clientes, integrando-os no seu conteúdo e mantendo-os envolvidos.

Para as companhias que não dispõem de produtos “físicos”, mas que vendem serviços ou ideias, encontram no Pinterest a ferramenta ideal para comunicar a personalidade da marca, os seus valores, os seus atributos. Isto implica uma abordagem mais holística que a publicidade tradicional, sendo uma forma dos utilizadores se relacionarem com a marca e compreender como esta se integra nas suas vidas.

Tal como outras redes sociais, é importante que os conteúdos e a comunicação gerada se tornem virais através de acções, concursos, passatempos, eventos que sejam sustentados nas paixões e interesses dos consumidores.

Na altura do lançamento de um novo produto, as marcas querem identificar as reacções iniciais do target. Tirando partido do forte impacto visual e de imagem do Pinterest e da possibilidade de comentários, esta é a plataforma ideal para reunir as primeiras opiniões, testando campanhas e produtos. Enquanto o Pinterest não atinge o calibre de um Facebook, gestores de marcas têm maior facilidade de organizar e analisar os resultados e o sentimento positivo e negativo dos mesmos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos