Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Promoção de centros comerciais continua em alta nos países emergentes
2012-07-16

Segundo a consultora imobiliária global CBRE, a promoção de centros comerciais a nível global prossegue a passos largos, com o aumento das populações de classe média e a expansão do sector de "retail" a gerarem níveis sem precedentes de construção e novas aberturas, em grande parte nos mercados emergentes.

CBRE mediu os níveis de promoção de centros comerciais em 180 das principais cidades mundiais para identificar os mercados mais activos, tanto em termos dos projectos concluídos em 2011, como ao nível do espaço presentemente em construção. O estudo constatou que a actividade de promoção imobiliária alcançou níveis significativos, com 29,6 milhões de metros quadrados em construção, o que equivale à totalidade do espaço combinado existente em França, Reino Unido e Alemanha. Quanto a novos espaços, abriu uma área equivalente a 7,8 milhões de metros quadrados em 2011.

Em Portugal, à parte do comércio de rua nas localizações "prime", o mercado de retalho está bastante retraído. Longe vão os tempos em que abriam mais de uma dezena de empreendimentos comerciais por ano. Em 2010, a oferta de novos complexos atingiu o mínimo histórico e 2011 também ficou muito aquém da média registada na última década. Para 2012, não se prevê qualquer abertura e os projectos que estão atualmente em construção só deverão abrir ao público em 2013. Esta situação reflecte, não só a crise que vivemos desde o ano de 2008, mas também a maturidade do mercado neste sector.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos