Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Decisões de gestão baseadas na experiência e intuição são cada vez mais raras
2012-06-18

Dois terços dos executivos classificam a sua organização como “data-driven” e referem que a recolha de dados e a respectiva análise estão subjacentes à estratégia de negócio e à tomada de decisões no dia-a-dia. Assim, são cada vez mais raros os gestores que constroem a sua opinião com base na experiência e instinto. Mais de metade (54%) considera que as decisões de gestão baseadas, unicamente, em intuição e experiência são encaradas, cada vez mais, com suspeição e 65 por cento afirmam que esses mesmos actos estratégicos de negócios são tomados, com maior frequência, com base em “hard analytic information”.

Estas são algumas das conclusões do relatório “O factor de decisão: Big Data & Tomada de Decisão”, realizado pela Capgemini.

A investigação, realizada a mais de 600 executivos, revela, ainda, que nove em dez gestores consideram o Big Data como o quarto factor de produção, tão fundamental para o negócio como a “terra”, o “trabalho” ou o “capital”. Por outro lado, as empresas relataram ter melhor desempenho, em média, em 26 por cento e prevêem um impacto no crescimento, na ordem de 41 por cento, durante os próximos três anos. A maioria das empresas (58%) refere, ainda, que pretende fazer um maior investimento em Big Data durante esse período.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos