Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Metade dos portugueses vê televisão e navega na Internet em simultâneo
2012-06-11

Navegar na Internet enquanto se vê televisão ou se utiliza o telemóvel é cada vez mais recorrente no dia-a-dia dos consumidores. O Mediabrands Connections Panel, estudo internacional da Mediabrands, revela que 50 por cento dos consumidores portugueses vêem televisão ao mesmo tempo que navega na internet, sendo que sete por cento acedem à Internet através do telemóvel.

Também o consumo simultâneo de rádio é significativo para os internautas portugueses, já que 48 por cento costumam navegar enquanto ouvem rádio.

De acordo com dados da E-Marketeer, 66 por cento dos consumidores americanos vêem televisão enquanto estão no computador, seja este portátil ou fixo. Acrescem 49 por cento que acederam à Internet através do telemóvel enquanto estavam a ver televisão. Conclui-se assim que as plataformas digitais vieram promover o "multi-screening", ou seja, o consumo simultâneo de conteúdos através dos ecrãs de diferentes dispositivos.

Muitos consumidores dividem o tempo entre dois ou mais dispositivos, especialmente as audiências mais jovens que cresceram habituadas ao uso de dois e três ecrãs. Por isso, o consumo de media tem aumentado nos últimos anos de um modo transversal à maioria dos meios. “Os resultados deste estudo vêm contradizer a ‘teoria’ de que as plataformas online seriam uma ameaça para os meios ‘tradicionais’. Pelo contrário, o estudo prova que afinal se complementam e que a dispersão da atenção do consumidor por diversas plataformas leva as marcas a desenvolver estratégias multicanal, de forma a garantir que conseguem contactar e envolver o target com as suas propostas,” afirma Alberto Rui, director geral da Mediabrands.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos