Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Resultados operacional e líquido e ganhos por acção da Tech Data em níveis recorde
2012-06-08

As vendas líquidas da Tech Data no primeiro trimestre, findo no passado dia 30 de Abril, foram de 5,9 mil milhões de dólares, o que representa um decréscimo de sete por cento em relação aos 6,3 mil milhões de dólares no mesmo trimestre do ano anterior.

O enfraquecimento de certas moedas internacionais contra o dólar norte-americano impactaram negativamente a comparação anual das vendas líquidas em cerca de quatro pontos percentuais. No primeiro trimestre , a empresa também efectuou a revisão da apresentação dos serviços de garantia do distribuidor e de certos contratos de fornecimento, de forma que os mesmos estão agora reflectidos numa base de agência como honorários líquidos em vez de vendas líquidas e custo dos produtos vendidos. Estes items teriam contribuído em cerca de 200 milhões de dólares de vendas no primeiro trimestre, o que influenciou negativamente a comparação anual das vendas líquidas em aproximadamente três pontos percentuais.

Esta alteração não teve, contudo, impacto no lucro bruto em dólares, no resultado operacional em dólares, no resultado líquido em dólares ou nos lucros por acção para qualquer período reportado, mas influenciou positivamente as percentagens da margem bruta e do resultado operacional no primeiro trimestre em cerca de 18 e de cinco pontos base, respectivamente.

Também incluídos nas vendas líquidas do exercício anterior estão cerca de 100 milhões de dólares relativos às operações internas do Brasil e da Colômbia, que a companhia abandonou no final do ano fiscal de 2012. Excluindo o impacto destes factores, as vendas líquidas aumentaram em cerca de um por cento.

O lucro operacional do primeiro trimestre foi de 80,9 milhões de dólares ou 1,37 por cento das vendas líquidas. Valor que se compara com o lucro operacional de 75,7 milhões de dólares ou 1,20 por cento das vendas líquidas do primeiro trimestre do ano anterior. O resultado líquido atribuível aos accionistas da Tech Data Corporation foi de 51,7 milhões de dólares ou 1,24 dólares por acção contra 48,7 milhões de dólares ou 1,03 dólares por acção no mesmo período do exercício anterior.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos