Notícias
Destaques
Artigos
Outros mercados
Banco de imagens
Banco de oportunidades
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Experiência da Sonae reconhecida em conferência internacional sobre fraude no retalho
2012-05-02

A auditoria interna da Sonae apresentou o seu case study no “Retail Fraud 2012”, um dos principais eventos mundiais sobre fraude no sector do retalho, que decorreu em Londres e contou com a presença de 600 participantes, incluindo 390 retalhistas de todo o mundo.

A fraude no retalho representa em todo o mundo um valor de 90 mil milhões de euros, tendo aumentado em 2011 em função dos roubos, fraude interna e crime organizado. A Sonae explicou como a auditoria contínua, associada a um maior controlo dos processos, contribui para uma redução da fraude mantendo a eficiência das operações e a confiança dos consumidores.

Orlando Sousa, diretor de auditoria interna da Sonae, apresentou o caso da Sonae, explicando que “em momentos de contracção económica o risco de fraude aumenta. Se, em momentos de prosperidade, os gestores devem monitorar continuamente os processos existentes de forma a minimizar o potencial de ocorrências de fraude, em ciclos de contracção, essa atenção deve ser reforçada.”

Auditorias aos processos de negócio mais críticos e o estabelecimento de regras e procedimentos, a par com o reforço da sensibilização para um comportamento ético contribuem para reduzir o risco de fraude. Segundo Orlando Sousa, “a Sonae implementou uma estrutura organizacional, sistemas e metodologias que permitem minimizar os riscos do negócio e ajudar a prevenir a fraude de forma proactiva.”

A auditoria interna através da monitorização contínua dos controlos associados aos processos de negócio tem vindo a evoluir de uma auditoria mais reactiva (detecção casuística e tardia das falhas de controlo) para uma auditoria mais preventiva (detecção sistemática e atempada) ajudando a alcançar resultados positivos no que se refere à protecção dos activos, maior controlo dos processos de negócio e importantes ganhos de eficiência.

PUB
Capa da Revista


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos