Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Experiência da Sonae reconhecida em conferência internacional sobre fraude no retalho
2012-05-02

A auditoria interna da Sonae apresentou o seu case study no “Retail Fraud 2012”, um dos principais eventos mundiais sobre fraude no sector do retalho, que decorreu em Londres e contou com a presença de 600 participantes, incluindo 390 retalhistas de todo o mundo.

A fraude no retalho representa em todo o mundo um valor de 90 mil milhões de euros, tendo aumentado em 2011 em função dos roubos, fraude interna e crime organizado. A Sonae explicou como a auditoria contínua, associada a um maior controlo dos processos, contribui para uma redução da fraude mantendo a eficiência das operações e a confiança dos consumidores.

Orlando Sousa, diretor de auditoria interna da Sonae, apresentou o caso da Sonae, explicando que “em momentos de contracção económica o risco de fraude aumenta. Se, em momentos de prosperidade, os gestores devem monitorar continuamente os processos existentes de forma a minimizar o potencial de ocorrências de fraude, em ciclos de contracção, essa atenção deve ser reforçada.”

Auditorias aos processos de negócio mais críticos e o estabelecimento de regras e procedimentos, a par com o reforço da sensibilização para um comportamento ético contribuem para reduzir o risco de fraude. Segundo Orlando Sousa, “a Sonae implementou uma estrutura organizacional, sistemas e metodologias que permitem minimizar os riscos do negócio e ajudar a prevenir a fraude de forma proactiva.”

A auditoria interna através da monitorização contínua dos controlos associados aos processos de negócio tem vindo a evoluir de uma auditoria mais reactiva (detecção casuística e tardia das falhas de controlo) para uma auditoria mais preventiva (detecção sistemática e atempada) ajudando a alcançar resultados positivos no que se refere à protecção dos activos, maior controlo dos processos de negócio e importantes ganhos de eficiência.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos