Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

IDC e ZON Empresas mostram como reduzir os custos com tecnologias de informação e comunicação
2012-03-13

Com o objectivo de estabelecer relações de confiança para endereçar as necessidades do seu mercado-alvo, a ZON promoveu recentemente o

workshop “Redução de Custos com Tecnologias de Informação e Comunicação”. Este workshop, em parceria com a IDC Portugal, contou com a participação de Timóteo Figueiró, Research & Consulting Manger da IDC, que abordou a temática das “Estratégias de redução de custos com tecnologias de informação e comunicação”, e de Luís Martins, Senior Manager Engeneering da Cisco, que abordou a temática “Redes por Cabo: Um novo paradigma das redes de nova geração”. O evento foi moderado por João Hrotko, responsável pela área de Grandes Empresas da ZON.

No primeiro painel, Timóteo Figueiró abordou o actual cenário económico que o país atravessa, onde a procura de serviços e produtos e o investimento nas áreas das tecnologias de informação e comunicação pelas organizações têm vindo a diminuir. As prioridades das organizações são hoje a redução de custos, a melhoria da eficiência da organização e a optimização de processos de negócio, tendo, para tal, adoptado medidas como a alteração da sua estrutura organizacional, a racionalização das suas instalações e a redução de benefícios dos seus colaboradores.

Também no campo das TI’s, em 2011, o orçamento das organizações sofreu alguns cortes, tendência que se manterá em 2012, com reduções no investimento em software e hardware, na compra de serviços e nos gastos com comunicações.

Com base nesta conjectura, as prioridades tecnológicas das organizações passam pela virtualização e consolidação dos seus processos, para além da renegociação dos seus contratos com fornecedores, assim como, ampliar o ciclo de vida das TI’s. A tendência é operacionalizar as suas despesas de capital, recorrer a novas formas de financiamento, subcontratar a actividade das TI’s, virtualizar servidores e armazenamento de dados.

Para Luís Martins, perante esta realidade económica, que leva as organizações a adoptar medidas restritivas, modificadoras e alternativas no seu funcionamento, alterar as relações laborais com os seus colaboradores, assim como as relações com fornecedores, as tecnologias de informação e de comunicação assumem uma natureza muito relevante. É aqui que as tecnologias de cabo, enquanto tecnologia de nova geração, fiável e de baixo custo, podem ser aliados das organizações na redução de custos, a prazo, e na melhoria da eficiência.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos