Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Volume de investimento em imobiliário de retalho na Europa ascendeu a 28 mil milhões de euros em 2011
2012-02-24

O investimento em imobiliário de retalho na Europa permaneceu forte no último trimestre de 2011, segundo os dados da Jones Lang LaSalle. Numa análise preliminar, apurou-se que o investimento neste sector do imobiliário deverá ter excedido os 28 mil milhões de euros durante o ano passado, conforme a consultora tinha previsto no início de 2011.

Este volume representa um crescimento significativo face aos anos de 2009 e 2010, que registaram volumes totais de 12,3 mil milhões e 20,7 mil milhões de euros, respectivamente.

Em termos geográficos, grande parte da actividade continuou concentrada no Reino Unido e na Alemanha, com o primeiro mercado a liderar os rankings, embora este último tenha apresentado um segundo semestre especialmente forte. A compra do Trafford Centre, em Manchester, pela Capital Shopping Centres por 1,8 mil milhões de euros, no primeiro trimestre, foi o maior negócio realizado no Reino Unido neste segmento ao longo de 2011. Já na Alemanha, o maior negócio do ano disse respeito à compra, no quarto trimestre, do Perlacher Einkaufs Passagen, conhecido como o centro comercial PEP, em Munique, pela TIAA-CREF, um fundo de pensões de professores de origem norte-americana, à RREEF, totalizando mais de 400 milhões de euros.

Também a França e a Suécia registaram um quarto trimestre forte. Na França, o fundo de investimento La Française AM, maioritariamente detido pelo Crédit Mutuel Nord, comprou um portfólio de imóveis do Carrefour por 365 milhões de euros. Na Suécia, o quarto trimestre foi palco da compra de um portfólio de três centros comerciais em Estocolmo, pela AMF Fastigheter, a subsidiária imobiliária do fundo de pensões sueco AMF. O portfólio de Escolmo foi comprado à Centeni, uma empresa detida pelo Royal Bank of Scotland.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos