Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Negócio de retalho especializado da Sonae perde 2,9% em 2011
2012-01-26

O negócio de retalho especializado da Sonae (Sonae SR) terminou 2011 com uma quebra de 2,9 por cento face ao ano anterior 2010, caindo de1,272 para 1,235 mil milhões de euros.

No comunicado que divulga as suas vendas preliminares, a Sonae avança com receitas, no exercício de 2011, de 4,562 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 0,3 por cento face a 2010. Estes resultados foram sustentados pelas vendas do negócio de retalho de base alimentar, a Sonae MC, que totalizaram 3,327 mil milhões de euros, correspondendo a um aumento de 1,6 por cento.

Segunfo Paulo Azevedo, CEO da Sonae, “a performance de vendas dos negócios de retalho da Sonae no último trimestre de 2011 superou as expectativas, nomeadamente face ao previsível impacto do imposto extraordinário aplicado em Portugal sobre o subsídio de Natal. É de salientar o aumento de vendas conseguido pela Sonae MC, um sinal claro que os consumidores estão a reconhecer, no actual contexto, os méritos da nossa proposta de valor”. O responsável refere ainda que “apesar deste resultado positivo, permanecemos cautelosos em relação à evolução das vendas de retalho em Portugal e Espanha no curto prazo, dadas as incertezas económicas e os baixos níveis de confiança dos consumidores, que não deverão sofrer alterações significativas ao longo do ano de 2012”.

A Sonae SR justifica a quebra “em resultado da evolução negativa de vendas na generalidade dos mercados ibéricos, apesar do crescimento de 15 por cento na área total de vendas das suas insígnias”. Em Portugal, as vendas diminuíram cerca de 13 por cento, o que foi apenas parcialmente compensado pelo crescimento de 43 por cento das vendas nos mercados internacionais. Espanha representou já 25 por cento do total das vendas em 2011, cinco pontos percentuais acima de 2010.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos