Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Há novas regras que impõem mais recolha e reciclagem de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos
2012-01-20

O Parlamento Europeu aprovou esta quinta-feira, dia 19 de Janeiro, a directiva que define as novas regras para a recolha e reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) nos 27 Estados-Membros da União Europeia.

A nova directiva impõe que, a partir de 2016, o novo limite mínimo de recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos passe a ser de 45 toneladas de resíduos de EEE por cada 100 toneladas de EEE colocadas no mercado nos três anos anteriores. Até agora, vigorava a referência de recolha de quatro quilogramas de EEE por habitante.O novo texto aprovado em sessão plenária, em Estrasburgo, merece a aprovação do director-geral da ANREEE, Rui Cabral, que considera muito positiva a chegada desta nova directiva. “Este processo de revisão arrastava-se já há muito tempo nas instâncias europeias e é uma excelente notícia saber que foi finalmente aprovado”, comenta.

Para o director-geral da entidade responsável pelo registo de todos os produtores de EEE em Portugal, o aumento contínuo da quantidade de equipamentos eléctricos e electrónicos que, anualmente, são colocados nos 27 países da União Europeia há muito que requeria uma actualização “Ao impor maiores taxas de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, terá que ser exercido mais controlo sobre quem coloca equipamentos no mercado, sobre os resíduos que são gerados e sobre a recolha e tratamento desses resíduos. No final teremos um menor impacto na Natureza e até, possivelmente, menos custos para os produtores cumpridores”, explica o responsável.

O objectivo máximo da nova directiva é assegurar um processo de produção de EEE mais responsável e sustentável, gerando menos resíduos e promovendo uma maior reutilização, reciclagem e valorização desses resíduos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos