O El Corte Inglés faz hoje e amanhã, dias 26 e 27 de Dezembro, a campanha “Black Friday”.
À semelhança dos anos anteriores, o El Corte Inglés seleccionou, em todos os seus departamentos, vários produtos que serão colocados à venda de duas em duas horas com preços mais reduzidos.
Com o objectivo de estimular as vendas no período que medeia o Natal e os Saldos, normalmente caracterizado por alguma “apatia”, o El Corte Inglés criou uma campanha com algum sentido de urgência, uma vez que os stocks são limitados.
O Black Friday é conhecido pelo dia mais louco de compras nos Estados Unidos da América. Black Tuesday e Black Monday são nomes dados a dois dos dias mais famosos da história da economia do século XX, 29 de Outubro de 1929 e 19 de Outubro de 1987, que ficaram conhecidos como “dias negros”, pois os mercados de valores registaram quebras profundas e consequentes descidas bruscas. Os preços dos bens transaccionados caíram brutalmente e o termo “black” (negro) passou a ser adoptado como um momento em que os preços caem.
“Black Friday” (sexta-feira negra) passou a ser conhecida como a sexta-feira que tem lugar imediatamente após o "Thanksgiving", pois neste dia os preços caem, potenciando as compras e o mercado. Este conceito foi introduzido no mercado nacional pela mão do El Corte Inglés, que cria dois dias de “crash” de preços. A campanha “Black Friday” é válida das 10 às 22 horas