Apenas oito por cento das empresas business-to-business (B2B) norte-americanas estão a tirar partido das potencialidades associadas às redes sociais, apesar de 65 por cento dos executivos de marketing questionados pela Accenture identificarem estes canais como sendo muito importantes para o negócio das suas empresas.
Esta é uma das principais conclusões do relatório lançado recentemente pela Accenture, “Making Social Media Pay: Rethinking Social Media’s Potential to Bolster B2B Interactions, Customer Loyalty, Revenues and Brand Reputation”.
O estudo demonstrou que apenas cinco por cento dos executivos integram as redes sociais no conjunto das iniciativas de marketing dirigidas aos seus clientes e que um quarto dos entrevistados (26%) admitiu estar apenas ligeiramente envolvido ou não estar envolvido, de todo, com estes meios.
Uma razão aparente para a falta de integração e envolvimento com as redes sociais é o receio que estes executivos têm de falhar nos investimentos realizados nestes canais. Apenas um em cada quatro (24%) entrevistados que investiram em redes sociais se sentiram muito confiantes acerca da aposta das suas organizações nestes novos meios, enquanto 19 por cento não tiveram nenhuma confiança nesses mesmos investimentos. Um quinto (23%) disse que as iniciativas associadas às redes sociais por parte das suas empresas foram adiadas porque o CEO não estava convencido de que teria sucesso a longo prazo na sua integração na estratégia da organização.