Segundo uma pesquisa da GfK realizada em vários países europeus, incluindo Portugal, durante a primeira metade deste ano, as vendas pela Internet representaram14,9 por cento do total do mercado de produtos tecnológicos de consumo.
Este valor corresponde a uma subida de 6,7 por cento face ao mesmo período de 2007 e sublinha a crescente importância do comércio electrónico.
Considerando o valor total das vendas online na Europa, o maior contributo veio da Alemanha, que tem uma quota de 37,9 por cento deste mercado. A Grã-Bretanha e a França também se destacam, com quotas de, respectivamente, 23 e 18,6 por cento.
Os países do Sul da Europa, particularmente a Espanha e Portugal, experimentaram vendas fracas nesta área, com 2,2 e 2,4 por cento, respectivamente.
No que toca aos sectores, as tecnologias da informação e a electrónica de consumo registaram as melhores performances, valendo 33,4 e 23,9 por cento do mercado da Internet. Em comparação com outras áreas de produto, são os grandes e pequenos domésticos que demonstram os piores desempenhos, com as vendas tradicionais a ultrapassarem as online em quase 80 por cento. Contudo, estas áreas mostram taxas de crescimento consideráveis, de 24,5 e de 28,5 por cento respectivamente.