Despesas de consumo na União Europeia registam crescimento lento no terceiro trimestre
Segundo o “EU Consumer Spending Barometer” da Visa Europe, os países da União Europeia registaram, no terceiro trimestre deste ano, um crescimento homólogo de 0,5 por cento nas suas despesas de consumo.
Esta é uma percentagem significativamente inferior à verificada também no segundo trimestre deste ano, onde se assinalou um crescimento de 2,1 por cento. Estes dados revelam que o terceiro trimestre foi o período que apresentou a menor taxa de crescimento do ano, até ao momento, bem como a menor taxa de crescimento desde o quarto trimestre de 2010.
Apesar das despesas de consumo terem registado um incremento nos últimos oito trimestres consecutivos em toda a União Europeia, 21 dos 27 Estados-membros denotam um abrandamento no consumo, comparativamente aos valores assinalados no segundo trimestre deste ano. As três maiores economias da União Europeia, França (-0,5%), Alemanha (+0,9%) e Reino Unido (+1%), apresentaram também uma ligeira quebra no consumo, comparativamente ao trimestre anterior. Valores que contrastam com os verificados em países da Europa Central e Oriental, que mantêm uma expansão robusta.
A Lituânia e a Letónia lideram esta tabela, ao apresentarem um crescimento das despesas de consumo de 15,4 e 13,2 por cento, respectivamente. A Estónia surge em terceiro lugar com um incremento de 9,9 por cento, seguida da República Checa e da Eslováquia, ambas com uma percentagem de 5,6 por cento. Do outro lado da Europa, a Espanha registou um crescimento de 2,5 por cento, face ao período homólogo, enquanto a Itália sofreu uma ligeira contracção (-1%).