Uma análise recente do Observador Cetelem revela que 34 por cento dos portugueses possuem cartão de crédito, dos quais 18 por cento tencionam utilizá-lo para fazer as suas compras de Natal, num valor médio de 260 euros. E
ste inquérito do Observador Cetelem mostra ainda que são as classes altas (AB/C1) que mais possuem cartões de crédito, 39 por cento comparativamente com os 13 por cento das classes baixas (C2/D). O inquérito revela também que a percentagem de homens com cartão de crédito (40%) é superior à das mulheres (29%). Os inquiridos mais jovens e os mais velhos são os que possuem menos cartões de crédito, já que 82 por cento dos indivíduos entre os 18 e os 24 e os 55 e os 65 anos dizem não possuir.
O Observador Cetelem revela também que mais de metade (53%) das famílias portuguesas tencionam utilizar cartões de fidelidade e/ou programas de pontos durante a época natalícia. Uma tendência mais acentuada na zona do Porto, onde 78 por cento dos inquiridos afirmam que irão utilizar este tipo de cartão, e menos marcada na região de Lisboa, onde apenas 51 por cento dos indivíduos indicam que pretendem recorrer a cartões de fidelidade e pontos nas suas compras de Natal.