Mais de 70 por cento dos professores, alunos e pais envolvidos no projecto-piloto Educational Netbook concordam que o uso de netbooks em actividades relacionadas com a escola tem um impacto positivo na motivação dos alunos na escola e no processo de aprendizagem.
Este resultado faz parte da avaliação final da Acer-European Schoolnet Educational Netbook Pilot, que olhou para a utilização de netbooks no ensino e aprendizagem e que envolveu oito mil professores e alunos em seis países europeus.
O objectivo do Netbook Pilot foi explorar como a introdução de netbooks e do ensino um-para-um (1:1) dentro e fora das escolas podia influenciar o ensino e a aprendizagem. De Janeiro de 2010 até Julho passado, um total de 240 turmas em seis países europeus (França, Alemanha, Espanha, Itália, Turquia e Reino Unido) foram equipadas com netbooks.
O relatório final, baseado nas respostas de 735 professores, 3.602 alunos e 2.618 pais, destaca seis questões importantes na implementação de um ensino sistematicamente 1:1. Em primeiro lugar, a capacidade dos netbooks para ampliar a motivação dos alunos e promover uma boa atmosfera na sala de aula e o facto do ensino independente oferece valor acrescentado às escolas. O facto de os estudantes possuírem netbooks e poderem mantê-los depois das aulas oferece possibilidades que aumentam as oportunidades de aprendizagem e as actividades educacionais fora da escola.
Os netbooks também parecem funcionar como uma ponte que facilita o envolvimento dos pais na educação da criança. O ensino 1:1, quando é implementado como parte integrante da escola com uma visão sistemática de mudança pedagógica, capacita e apoia os professores nas suas práticas na sala de aula.
Por outro lado, capacitar os professores pode também ajudar ao facilitar a mudança de professores e cooperação profissional tanto na escola como fora e ao oferecer-lhes bons exemplos de práticas tais como cenários de ensino 1:1.
Para terminar, ajudar na confiança dos professores ao integrar NTIC’s no ensino e aprendizagem é um dos fundamentos do sucesso do ensino 1:1 e da sua motivação para a mudança pedagógica.