Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal é o 13º destino mais apetecível para os retalhistas em 2012
2011-11-25

Segundo o novo estudo da CBRE, “How active are retailers in EMEA?”, Portugal sobe quatro posições, relativamente a 2011, no ranking das cidades mais apetecíveis para o mercado retalhista, ocupando agora a 13.ª posição de um ranking liderado por Itália, Alemanha, Rússia e Espanha.

Segundo o estudo da CBRE, que analisa 35 países da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), os retalhistas internacionais mantêm os planos de expansão em grande escala para 2012 e 75 por cento prevêem aumentar a capacidade do comércio online. Praticamente três quartos dos retalhistas internacionais (71%) têm prevista a abertura de mais de cinco lojas na região EMEA, até ao fim de 2012, com 20 por cento a projectar a abertura de 40 ou mais lojas, comparativamente com os 18 por cento registados em 2011.

O estudo revela ainda que, para 2012, os retalhistas têm interesse num vasto conjunto de países, tanto em mercados consolidados como em mercados emergentes. Mostram-se também muito concentrados na abertura de lojas em países onde já estejam presentes, adotando uma estratégia similar à de 2011.

Pela primeira vez, Itália assume a liderança enquanto destino mais procurado para expansão no scetor de “retail”, subindo da oitava posição que ocupava no ranking do ano passado. Seguem-se a Alemanha, Rússia, Espanha e França, formando o top 5 dos principais destinos para o sector de retalho, com mais de 30 por cento dos retalhistas interessados em cada um destes países.

Portugal surge na 13.ª posição, com 22 por cento dos retalhistas a apontar o território português como o destino para expansão do retalho. Apesar de Portugal ser um mercado de menor dimensão, face a outros mercados europeus, todos os anos se registam entradas de novos operadores no país, o que demonstra uma clara apetência por este mercado.

Por ultimo, o estudo da CBRE aponta ainda que o comércio online continua a ser uma prioridade na agenda dos retalhistas. O estudo revela que 43 por cento dos retalhistas têm planos para aumentar significativamente o número de produtos disponíveis online, em 2012, e 28 por cento planeiam aumentar significativamente a cobertura geográfica da sua capacidade de transacção. Alguns retalhistas estão a instalar plataformas online em novos países, para testar o mercado antes de se comprometerem com a abertura de lojas físicas.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos