A Checkpoint foi seleccionada pela METRO Cash & Carry para implementar um projecto integrado de prevenção de perdas e protecção na origem na Europa, Ásia e África.
O acordo estratégico, que inclui a instalação de tecnologia de radiofrequência (NDRF) nas lojas a nível mundial, vai permitir à METRO Cash & Carry minimizar perdas e reduzir custos operacionais, ao utilizar apenas a Checkpoint como fornecedor, e implementar um programa de etiquetagem na origem, com o objectivo final de melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
O grupo METRO prevê a instalação de antenas NDRF 3G em 425 lojas de 28 países, tornando este projecto no maior projecto de roll-out EAS (Electronic Article Surveillance) do género.
A solução global de prevenção de perdas irá possibilitar à METRO Cash & Carry, (sob as marcas METRO e MAKRO) proteger os produtos em toda a cadeia de fornecimento, desde o ponto de fabrico e da distribuição até ao ponto de venda, onde as etiquetas de RF são posteriormente desactivadas. Isto elimina a necessidade dos empregados despenderem tempo físico na colocação de etiquetas em loja e na sua remoção no ponto de venda.
“A protecção dos produtos logo desde o seu fabrico é essencial para minimizar as perdas e melhorar os processos”, afirma Gerhard Friedrichs, Corporate Head of Security da METRO Cash & Carry. “Normalmente a segurança da MAKRO variava de loja para loja, sendo utilizadas várias tecnologias e métodos, tais como AM (acústico-magnético) e RF (radiofrequência), de diferentes fornecedores. Ao estabelecer esta parceira com a Checkpoint, a METRO vai passar a ter uma protecção de produto consistente a nível internacional”, continua.
A etiquetagem na origem assegura que a apresentação do produto não é alterada, uma vez que a etiqueta pode ser aplicada na embalagem ou etiquetas do produto ou integrada dentro destas. Esta é assim uma solução de segurança discreta que permite aos retalhistas disponibilizar os produtos em livre-serviço, permitindo um maior acesso aos clientes e potenciando a compra.
O Grupo METRO vai proceder à etiquetagem de uma grande parte da gama de produtos. Esta solução de segurança vai ser adaptada às necessidades específicas de cada país. Vão ser utilizadas várias soluções de etiquetagem na origem, incluindo etiquetas auto-apply de alta velocidade, etiquetas FIT (Fully integrated tags), etiquetas específicas para calçado, etiquetas em tecido para artigos têxteis, com ou sem informação variável (etiquetas personalizáveis).
A Checkpoint também irá fornecer etiquetas à METRO Cash & Carry através do seu serviço CheckNet, que pode imprimir qualquer etiqueta em qualquer parte do mundo. Isto irá ajudar a aumentar a qualidade do processo de fabrico do grupo METRO, permitindo que os produtos cheguem às lojas muito mais rápido e com os níveis de protecção adequados a cada produto.
A METRO Cash & Carry reuniu uma equipa interna para gerir a implementação do projecto e a Checkpoint está a dar apoio ao programa com a sua própria equipa de etiquetagem na origem, incluindo consultores de etiquetagem na origem sedeados nos vários escritórios do grupo METRO em todo o mundo.