Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Electrolux entrega prémios da edição nacional do Electrolux Design Lab 2011
2011-10-31

Fruto de um número recorde e da qualidade de participações dos designers portugueses, a Electrolux Portugal decidiu encontrar um vencedor nacional entre os estudantes e recém-licenciados que participaram na edição 2011 do Electrolux Design Lab. Os prémios foram entregues na passada semana, no Santiago Alquimista, em Lisboa, e premiaram os trabalhos de Vitor Carvalho (1.º prémio), Ana Rita Ferrão Gil (2.º prémio) e Catarina Gonçalves Pedro (vencedor online).

O Electrolux Design Lab Portugal 2011 distinguiu três dos 12 projectos recebidos, um dos quais eleito pelo público através de uma votação no site da Electrolux. Os 12 trabalhos apresentados responderam ao desafio lançado pela marca de desenvolver electrodomésticos que sublinhem a importância da mobilidade inteligente, facilitando a preparação da comida e a lavagem da loiça, dentro e fora de casa. Os projectos deviam ainda reflectir preocupações com o meio ambiente, utilização intuitiva e estética.

O primeiro prémio, electrodomésticos Electrolux no valor de 1.000 euros, foi atribuído a Vítor Carvalho, da Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos, pelo projecto Lunch Tab. Com um tamanho A4 e cerca de três centímetros de largura, é fácil de transportar em qualquer mala de senhora, pasta masculina ou mochila de criança, produzindo calor e frio de acordo com as necessidades para manter a comida à temperatura certa, como se acabasse de ser servida, ou apenas para preservar o seu estado. Esta característica, combinada com o seu sistema de suporte e manutenção, permite a qualquer pessoa criar o seu almoço durante uma semana inteira e tê-lo pronto a comer em qualquer altura. O sistema de suporte e manutenção funciona quer como um carregador, quer como armazenador, permitindo que a Lunch Tab trabalhe por períodos de tempo mais longos, uma vez que está ligado a uma fonte de energia.

Com o segundo prémio, electrodomésticos Electrolux no valor de 750 euros, foi distinguido o projecto COOIK, de Ana Rita Ferrão Gil, da Escola Superior de Arte e Design. Este electrodoméstico flexível é capaz de registar e guardar o processo de preparação e confecção das refeições na sua memória, permitindo a sua exacta reprodução mesmo que o utilizador não saiba cozinhar. Mostra ainda como preparar os ingredientes e de seguida confecciona o prato, através da reprodução da receita original.

O vencedor da votação online, com um prémio de 500 euros em electrodomésticos Electrolux, foi o projecto Melati, de Catarina Gonçalves Pedro, da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Inspirado nas viagens, permite gravar e reproduzir qualquer cheiro, em qualquer lugar, em qualquer altura.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos