Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

3.ª edição do Upload Lisboa discute novas tendências e o futuro da Internet
2011-10-14

A terceira edição do Upload Lisboa vai colocar em discussão as novas tendências e o futuro da Internet já este sábado, dia 15 de Outubro, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.

Ao longo de três anos, o Upload Lisboa tem reunido os mais variados “gurus” e curiosos do digital. O ano passado, contou com a presença de Brian Solis, um dos mais influentes pensadores, a nível mundial, na área de social media, e mais de 300 pessoas assistiram à sua palestra. Este ano, o destaque vai para Damon Crepin-Burr, group chief creative officer da FullSIX, responsável por campanhas inovadoras de “branding” na Europa e Estados Unidos para empresas como a The Coca Cola Company, BIC, Pernod Ricard, entre outras. Além disso, conta com um painel forte de oradores nacionais, que reflecte o que de melhor se faz em Web 2.0 em Portugal.

De acordo com Vanessa Quitério, uma das responsáveis pela realização do evento, esta terceira edição procurou manter-se fiel à ideia original, que surgiu em 2009, de criar “um espaço de discussão abrangente e diversificado, que promova o networking entre profissionais da área e interessados e, acima de tudo, tornar mais tangível a troca de impressões entre quem faz e quem quer fazer, entre quem estuda e quem coloca em prática. O online precisa de uma alimentação também offline e é aqui que o espaço Upload Lisboa entra, este ano com discussões sobre Mobile, Social CRM, Social Buying, Medição de Presença Online e Facebook, a rede mais apetecida e de aposta por excelência por parte de marcas e utilizadores”.

No Upload Lisboa vão estar em debate temas variados, desde a comunicação viral à ligação do online com o ponto de venda, a criação de comunidades e a dinamização de marcas no Facebook, entre outros. Além de Damon Crepin-Burr, fazem parte do painel de oradores Armando Alves, head of Social Media da FullSIX Portugal, Bruno Brás, fundador da Metacriações, Bruno Figueiredo, director de User Experience na Ideias e Imagens, Cristophe Matos, country manager da NetAffiliation, Edson Athayde, publicitário, Eurico Nobre, director executivo da OgilvyOne, Frederico Carvalho, Creative & Social Media director da Elogia Portugal, Inês Mateus, Digital Marketing specialist na Samsung Portugal, João Vitória, creative technologist do grupo FullSIX, Luís Serra, head of Strategy do grupo Elemento Digital, Miguel Albano, director de Comunicação Digital na Parceiros de Comunicação, Ricardo Mesquita, gestor da operação da LetsBonus em Portugal, Rodrigo Saraiva, director de Comunicação Institucional e Public Affairs na Parceiros de Comunicação, Salvador P. Gouveia, co-fundador da Netsonda, e Vítor domingos, responsável tecnológico da Nextpower. “Tentamos estar sempre atentos às tendências do momento e aos grandes temas na área do social media e marketing, convidando assim a associarem-se ao evento os nomes mais qualificados destas áreas”, comenta Vanessa Quitério sobre o painel de oradores. “A aposta na qualidade das palestras e nos temas que criem mais conhecimento e disrupção são o interesse principal de cada nova edição”.

Este ano o Upload Lisboa terá como novidade os painéis de debate, onde um moderador e três oradores convidados discutirão a temática do Mobile e do Social CRM. “O público presente e que nos acompanhará através das redes sociais é convidado a participar e a dar a sua opinião para que, fazendo juz à realidade onde vivemos, possamos criar uma rede de contactos e de discussão, bem ao jeito da social web que nos rodeia”, explica a responsável. .

Com a lotação esgotada a uma semana do evento, parecem estar assim reunidas todas as condições para que esta terceira edição cumpra todas as expectativas. “Conseguimos encher o auditório, quase 500 pessoas, por isso temos casa cheia para mais uma edição Upload Lisboa. Mais que organizar um espaço de discussão único, é nosso objectivo proporcionar a quem se interessa por estas temáticas um dia repleto de novas e boas ideias e o contacto com os melhores profissionais da área”.

De acordo com Vanessa Quitério, o Upload Lisboa é um plano de e com futuro e que tem espaço para continuar. “Em 2009, quando surgiu a ideia e a primeira edição, o boom dos canais de discussão e do uso da social web foi o que nos mais incitou para que da ideia nascesse o projecto. E se hoje, três anos depois, conseguimos chegar a cada vez mais pessoas, é porque o caminho está traçado e só temos de continuar atentos às tendências e às necessidades de discussão. O Upload Lisboa é uma comunidade. Todos precisamos de discutir as tendências, de analisar oportunidades, de chegar à frente no que respeita ao domínio do conhecimento. E é neste espaço que o Upload Lisboa surgiu e continua a apostar, na explicação do agora para uma melhor compreensão do futuro.”.

Na opinião dos organizadores do evento, o mundo online enfrenta actualmente desafios diversos, uns ligados à própria evolução tecnológica e à constante necessidade de superar utilizações, melhorando-as. “A convivência em grupo sempre existiu, numa fase offline, sendo que neste momento o online quase que supera o ‘face to face’, porque maior é também a nossa mobilidade e curiosidade”, defende Vanessa Quitério.

Por outro lado, o mundo real enfrenta também os seus desafios, devido à existência do mundo online. “A linha entre o real e o virtual é cada vez mais ténue e a forma como as pessoas comunicam e vivem em sociedade tem sofrido profundas alterações”, nota Virgínia Coutinho, outra das organizadoras do evento. “Um exemplo claro é a existência de mundos virtuais, que em Portugal ainda não têm grande expressão, mas se olharmos para a realidade americana conseguiremos ver a profunda alteração sociológica que se assiste. Sublinho que um mundo virtual tanto pode ser um ‘Second Life’, como um o World of Warcraft. Num sentido mais lato, o mundo online tem sofrido uma fragmentação (melhor, segmentação), sendo que será cada vez mais necessário conhecer muito bem esse mundo para identificarmos onde estão as pessoas com quem queremos falar”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos