Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
90% dos portugueses preferem experimentar antes de comprar
2011-10-11

Experimentar o produto na loja antes de comprar é já uma prática popular entre os consumidores portugueses, uma conclusão a que chega o Observador Cetelem através dos resultados obtidos num inquérito desenvolvido recentemente.

A grande maioria dos inquiridos (90%) revela que privilegia a experimentação dos produtos, bem como a possibilidade de poder tocá-los.

O estudo mostra que um quarto dos consumidores portugueses admite dar muita importância à possibilidade de experimentar os produtos na loja antes de os adquirir (nota média de 4.15, numa escala de 1-5) e outros 62 por cento simplesmente valorizam a experimentação no local de compra (nota média de 4.19, numa escala de 1-5). Ainda, 62 por cento dos inquiridos valorizam e 29 por cento valorizam muito o facto de poder tocar nos produtos.

Destaca-se ainda, com base no estudo, que os grupos etários entre 35 e 44 anos e dos 18 aos 24 anos (ambos com representatividade de 29 por cento) são os que mais valorizam a experimentação dos produtos antes da aquisição. As mulheres são as que mais valorizam a experimentação prévia dos produtos (28 por cento das mulheres face a 22 por cento dos homens).

É de salientar ainda a vontade dos consumidores de participarem em eventos proporcionados pelas lojas, que pretendem dar a conhecer os seus produtos. Face à questão “Até que ponto valoriza eventos/experiências na loja?”, a maioria dos inquiridos, 63 por cento, afirma valorizar, atribuindo a classificação de quatro valores à importância que tem para si esta experiência (escala de avaliação é de 1-5, sendo que o 5 é o mais elevado).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos