Mais de metade dos consumidores pesquisa na Internet antes de fazer uma compra e 46 por cento não comprariam um produto cuja marca não encontrassem numa pesquisa online. A conclusão é de um estudo da Initiative a que o Diário Económico teve acesso.
Portugal, apesar de não estar incluído nesta análise, espelha a mesma tendência. De acordo com o Consumer Barometer, citado pelo jornal, a Internet é o local onde os 53 por cento dos consumidores portugueses procuram informação de todo o tipo e, apesar de apenas 23 por cento já terem feito compras online, 84 por cento dos portugueses com acesso à Web pesquisam online antes de comprar offline. E 34 por cento garantem já ter mudado de ideias acerca de uma marca a comprar depois de consultarem a Internet.
Entre os produtos que não existem para o consumidor, se não estiveremonline, os telemóveis são os primeiros da lista. O estudo da Initiative mostra que mais de metade das pessoas inquiridas não compra um telemóvel, um televisor, um computador ou um automóvel que não encontrem numa pesquisa online.