As vendas da Staples cresceram 5,2 por cento no segundo trimestre fiscal, terminado a 31 de Julho, face ao mesmo período do ano passado, para 5,8 mil milhões de dólares, anunciou a empresa.
Os lucros da Staples registaram um crescimento de 36 por cento quando comparado com o período homólogo, para 176 milhões de dólares. Os ganhos por acção aumentaram 39 por cento, de 0,18 dólares para 0,25 dólares por acção.
As vendas nos mercados internacionais cresceram 15,2 por cento, para 1,3 mil milhões de dólares, mas registaram um decréscimo de 0,1 por cento em moeda local. A taxa de lucro operacional aumentou sete pontos percentuais para 1,24 por cento, em comparação com o período homólogo de 2010. Este aumento reflecte principalmente o forte controlo nas despesas gerais e administrativas na Europa, compensado pela desalavancagem na cadeia de fornecimento e nos gastos com pessoal na Europa e Austrália.
Para o terceiro trimestre do ano, a Staples espera que as vendas cresçam um dígito face ao mesmo período do ano passado e prevê atingir ganhos por acção entre os 0,46 e os 0,48 dólares. Para o ano de 2011, a empresa espera que as vendas evoluam um dígito quando comparado com o ano de 2010 e prevê atingir ganhos por acção entre 1,42 e 1,48 dólares.
Este ano, a empresa espera gerar mais de mil milhão de dólares de cash flow, depois de passar aproximadamente 400 milhões de dólares em despesas de capital para investimento em iniciativas de crescimento e integração das redes de distribuição na América do Norte e Europa, remodelações e novas lojas.
A Staples abriu uma loja na Alemanha e fechou uma loja na China durante o segundo trimestre de 2011. O negócio internacional terminou o trimestre com um total de 378 lojas.