Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Relatório do Parlamento Europeu reforça importância das marcas de distribuição
2011-07-14

O relatório “Sobre um mercado retalhista mais eficiente e equitativo” do Parlamento Europeu e reforça a importância das marcas da distribuição (MdD) no retalho.

No documento, o Parlamento Europeu incentiva o desenvolvimento de linhas de produtos das MdD. Segundo o relatório, estas garantem uma maior liberdade de escolha do consumidor, relativa não só à diversidade de produtos, mas também ao aumento da transparência e informação disponibilizadas.

No relatório está também patente o papel das MdD enquanto motor de inovação e investigação e enquanto promotoras do crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PME). O Parlamento sublinha a importância dos investimentos em tecnologias e inovação que trazem valor acrescentado a toda a cadeia de abastecimento, incluindo a logística e o transporte.

Este documento, para além de coincidir com as posições assumidas pela APED em relação às MdD, vem reforçar um outro estudo publicado em Abril pela Comissão Europeia (CE) sobre o impacto das marcas da distribuição na competitividade do retalho alimentar. Entre outras conclusões, o estudo da CE aponta o factor inovação das MdD, que traz valor acrescentado ao mercado, estimulando também a concorrência. É igualmente referida a qualidade dos produtos, que são cada vez mais as primeiras escolhas dos consumidores e que as MdD não afectam a rentabilidade da indústria.

De acordo com o Parlamento Europeu, o mercado retalhista é visto como um motor de crescimento, competitividade e oportunidades de emprego e um elemento crucial no relançamento do mercado único, para além de um pilar da economia europeia. É um mercado dinâmico que emprega quase 20 milhões de pessoas, gera 4,2 por cento do PIB da União Europeia e representa cerca de 20 por cento das PME europeias.

O sector do retalho é ainda apontado como um exemplo nas áreas da sustentabilidade e responsabilidade ambiental, nomeadamente na área dos resíduos, consumos de energia e redução de CO2.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos