Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Media Markt Portugal vai despedir 43 trabalhadores
2011-07-11

A Media Markt desencadeou uma acção de despedimento colectivo de 43 colaboradores da sua sede em Portugal. Dos 56 colaboradores, ficam apenas 12.

Segundo a Lusa, os trabalhadores abrangidos pelo despedimento colectivo decidiram recusar a rescisão, cuja negociação se iniciou esta segunda-feira, dia 11 de Julho. Um dos trabalhadores da sede disse à agência que os funcionários a quem foi comunicado o despedimento, com a alegação de "motivos estruturais de mercado", decidiram não aceitar o despedimento colectivo. O Expresso adianta ainda que a casa-mãe se justifica com as mudanças de gestão e o processo de iberização. A actual conjuntura económica tem-se traduzido numa "quebra das vendas", que dita a necessidade de tornar a estrutura da empresa mais leve. Na prática, a medida levará à redução de 78 por cento da força de trabalho na sede da Media Markt. Uma fonte da sede em Portugal, ligada ao processo de despedimento colectivo, avançou ao Expresso que "a equipa está a ficar totalmente reduzida. Restam apenas 12 pessoas, o que significa que, em cada departamento, não ficará mais do que um trabalhador".

Este processo de despedimento terá sido comunicado no dia 22 de Junho. Entretanto, foi criada uma comissão representativa dos trabalhadores envolvidos no despedimento mas, por enquanto, ninguém assume qualquer declaração à imprensa. Para amanhã está marcada outra reunião entre os representantes dos trabalhadores e os representantes da empresa.

Recorde-se que, no passado dia 1 de Junho, a Media Saturn deu início a um processo de iberização, juntando parte das administrações nacionais de Espanha e Portugal. Nessa altura, fonte oficial do grupo garantiu que a sede portuguesa não iria encerrar, apesar da maioria das áreas de negócio estratégicas da região ibérica passar a ser conduzida a partir da administração central, com sede em Barcelona, a implicar a supressão de algumas funções administrativas e de gestão em Lisboa, nomeadamente o de expansão, segundo o apurado pela Alimarket Electro. Ainda no âmbito deste processo, Joachim Roesges, actual CEO da Media Saturn em Espanha, assume também a direcção da operação portuguesa e Ferrán Reverter, actual director de compras da Media Markt em Espanha, assegura as mesmas funções para o mercado português.

A Revismarket estava já, desde esta manhã, a procurar obter declarações e mais informações da Media Markt mas até agora não obteve qualquer resposta.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos