A Whirlpool escolheu a cidade siciliana de Ragusa como montra para o seu ilustrativo tema “Tradição de Inovação”. Depois de ter iniciado as celebrações do seu centenário, em Maio, em Paris, a Whirlpool Europa elegeu recentemente esta cidade como o cenário para reunir os retalhistas do sector da electrónica e electrodomésticos mais importantes de Portugal, Espanha, Itália e Grécia.
“Tradição de Inovação” é a expressão de uma nova ligação entre estes dois conceitos, a fusão entre o passado e o futuro sob a premissa de que a grande inovação nasce da tradição, através da evolução e transformação constantes. Este tema reflecte o duplo ADN da filosofia da Whirlpool, o primeiro assente nos pilares da pesquisa, desenvolvimento e inovação e o segundo, símbolo do ambiente doméstico e da cozinha, baseado na partilha e na tradição.
Os eventos da Whirlpool que decorreram em Ragusa abordaram as características fundamentais do seu território, desde o alojamento, às instalações desportivas e equipamentos turísticos de excelência no cenário gastronómico. O encontro foi inspirado nas novas tendências sobre a evolução da domesticidade que emergiram da investigação europeia da Whirlpool, materializadas na apresentação e promoção de várias áreas temáticas que enfatizaram o valor da partilha, com destaque para a celebração da arte culinária.
Ragusa é uma cidade símbolo da "La Buona Cucina" ou "a boa cozinha", graças às suas matérias-primas de elevada, como o vinho, o azeite, o tomate Pachino e o chocolate Módica, entre outros, e os seus restaurantes com estrelas Michelin. A cidade orgulha-se de ter quatro populares chefs estrela, Ciccio Sultano do Duomo em Ragusa (com 2 estrelas), Vincenzo Candiano do Locanda Don Serafino em Ragusa Ibla (1 estrela), Claudio Ruta do La Fenice no Villa Carlotta Hotel em Ragusa (1 estrela) e Capraro Accursio de La Gazza Ladra, no Palazzo Failla Hotel em Modica Alta (1 estrela). O menu do evento foi inspirado no tema “tradição de Inovação” e ofereceu receitas especiais baseadas no trabalho destes chefs, na frescura do peixe local, no pão, queijos e sobremesas, que celebraram a tradição do território siciliano com um toque moderno e mostraram desempenho das novas tecnologias Whirlpool, desenvolvidas para realçar a histórica cozinha italiana.
Neste contexto, os novos frigoríficos e congeladores foram adaptadas para conservar as matérias-primas tradicionais de Ragusa, como o peixe e os legumes, preservando a sua frescura e sabor. Os novos fornos fizeram pão caseiro, a base da dieta mediterrânica. Estas novas tecnologias da Whirlpool estão em perfeita harmonia com as tendências "Sensing Naturality" e "Sensing Criativity", que traduzem a percepção de que os consumidores estão cada vez mais ligados à natureza e aos produtos da terra, ansiando por recuperar os rituais e as tradições com um toque criativo.
Em reconhecimento da união com esta cidade, a Whirlpool promoveu também várias actividades em estabelecimentos comerciais da região, reservadas aos cidadãos de Ragusa, que puderam adquirir electrodomésticos da marca a preços especiais.
Outros temas comuns entre a Whirlpool e a cidade de Ragusa são a arte e o design. Ragusa é reconhecida pelo seu emblemático quarteirão barroco, a Ibla, o Castelo de Donnafugata e todos os seus monumentos, entre os quais 18 foram declarados Património Mundial da UNESCO. A Whirlpool inspirou-se assim na arte da Sicília para o desenvolvimento do “Show Cooking Innovative Tradition”, uma exposição de cozinha ao vivo que mergulhou na história e tradição siciliana, combinando a cerâmica de Caltagirone, da autoria do mestre italiano Giacomo Alessi, com o design, os materiais inovadores e as cores vivas dos electrodomésticos da marca.