Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Pirataria de software em Portugal nos 52%
2011-05-17

Durante o ano de 2010, a pirataria de software em Portugal diminuiu para 52 por cento, com um impacto de mais 14 por cento do que em 2009 no valor comercial do software pirateado, segundo o 8.º Estudo da BSA – Business Software Alliance Global Software Piracy, divulgado pela ASSOFT- Associação Portuguesa de Software.

Os resultados da indústria de software mostram que Portugal perdeu com esta prática ilegal 159,5 milhões de euros durante o ano de 2010. Também o Estado português viu aumentar os efeitos da fuga aos impostos decorrentes da utilização de software pirata, que só em sede de IVA ultrapassaram perdas no montante de 36,7 milhões de euros no ano passado.

Em 2010, o sector do software perdeu em todo o mundo 41,2 mil milhões de euros com esta prática ilegal. O estudo revela uma tendência para a diminuição do valor da pirataria de software em computadores pessoais nas marcas institucionais, tendo registado uma diminuição em 51 países e um aumento em outros 15, no total das 116 economias analisadas. Isto apesar da taxa média de pirataria mundial ter registado uma diminuição de um ponto percentual, para os 42 por cento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos