O Grupo Electrolux reuniu esta quarta-feira, dia 6 de Abril, no LX Factory, em Lisboa, os seus parceiros de negócios para o lançamento da NEUE Kollektion da AEG. Um momento que, segundo Amador López, country manager para Portugal e Espanha, garantiu, naquela que foi a sua primeira intervenção oficial desde que assumiu a direcção geral, que irá marcar a história do grupo em Portugal.
Num ambiente de inspiração marcadamente industrial, a AEG expôs as suas últimas novidades, de uma colecção que pretende fazer um elogio ao design. Marisa Pires, directora de marketing do grupo, relembrou que a AEG foi há mais de cem anos a primeira marca de electrodomésticos a contratar um designer industrial. Desde então, o design tornou-se um dos seus pilares, assentando mesmo na sua promessa de marca, “perfeito na forma e na função”.
Com a NEUE Kollektion, a AEG procura assim dar continuidade a esta longa tradição e à sua herança de marca alemã, argumento que é muito valorizado pelo consumidor, oferecendo soluções para pessoas que buscam produtos de linhas modernas, mas que se integrem facilmente nas suas casas. O design da NEUE Kollektion já começou, de resto, a dar cartas, com alguns dos seus produtos a serem galardoados com o IF design award 2011, nomeadamente os produtos compactos, a gama de fornos MaxiKlasse, as placas MaxiSense e Crystalline e Side by Side europeu PerfektFit.
Rodrigo Silva, gestor da marca AEG e responsável pela área de encastre, destaca nesta nova colecção duas famílias de produto, os fornos e as placas, que são, no seu entender, o coração das cozinhas modernas. A gama de fornos MaxiKlasse foi desenvolvida com o método de ventilação ThermiCºAir System, que utiliza a circulação do ar ao longo da totalidade da cavidade do forno, de forma a criar uma cozedura homogénea. Esta distribuição homogénea de ar quente em todo o interior do forno provoca também um aquecimento mais rápido e as temperaturas de cozedura podem ser reduzidas em 20 por cento, economizando em tempo e energia.
Esta gama traz também uma nova forma de pensar a cavidade dos fornos. Os modelos MaxiKlasse foram criados com uma cavidade XXL, a maior do mercado para fornos de 60 centímetros, com a possibilidade de utilizar o tabuleiro em nove níveis diferentes. Estes fornos oferecem, assim, 74 litros de capacidade útil, ou seja mais 30 por cento do volume que se encontra nos modelos convencionais de 60 centímetros. E para que se retire o máximo partido do espaço interior, a gama MaxiKlasse vem equipada com um tabuleiro MaxiTray, 20 por cento maior do que um tabuleiro standard.
Nas placas, a NEUE Kollektion oferece um vasto leque de opções. Destaque para a gama MaxiSense, que introduz o primeiro ecrã TFT disponível numa vitrocerâmica, o MaxiSight. Este novo interface permite um controlo rápido e intuitivo da placa. Consegue-se visualizar cada zona de aquecimento através de gráficos e de textos que vão aparecendo no visor com toda a informação necessária, incluindo a temperatura, o progresso do aquecimento e o estado de cada zona de indução. O MaxiSight introduz ainda uma nova forma de intervenção na placa, assegurando uma maior precisão no ajuste do aquecimento.
Ao nível da livre instalação, a NEUE Kollektion aporta também algumas novidades. Ângela Pereira, responsável pela área de livre instalação, destaca nesta gama o alinhamento perfeito do design entre os vários produtos. Na roupa, as máquinas de lavar e os secadores ProTex sobressaem, desde logo, pela sua porta XXL em vidro, um dos elementos que contribui para este alinhamento.
O novo tambor XXL apresenta um dos óculos de maior abertura do mercado (340 mm), o que facilita a tarefa de colocar e retirar a roupa da máquina. Este tambor foi desenhado para lavar e secar até nove quilogramas de roupa com a máxima suavidade, uma vez que dispõe de mais espaço para esta se movimentar.
A AEG desenvolveu o sistema de lavagem OptiSense para os novos modelos de máquinas de lavar ProTex. Deste modo, estes ajustam automaticamente a duração do ciclo de lavagem, assim como o consumo de água e energia. Alguns modelos foram ainda desenvolvidos com a tecnologia AWT (Advanced Washing Technology), um sistema de lavagem por jactos que encharca a roupa continuamente para que mesmo uma carga completa seja lavada da forma mais eficaz.
Por sua vez, a gama de secadores SensiDry foi desenvolvida com a tecnologia de bomba de calor, que oferece um tratamento delicado utilizando temperaturas mais baixas. É por esta razão que estes modelos foram distinguidos com a certificação Woolmark.
Na loiça, as máquinas ProClean apresentam o mesmo conceito de design, mostrando um novo painel touch control e acabamentos em inox escovado. Esta gama inclui uma característica inovadora, a função Auto-Off, que elimina por completo o consumo de energia após o ciclo de lavagem, o que significa o fim do consumo no modo stand-by.
Com estes produtos, a AEG quer reforçar o seu posicionamento como uma marca verdadeiramente premium. É por esta mesma razão que a AEG vai trabalhar de forma diferenciada os seus parceiros, através de um contrato de distribuição selectiva. Leia mais sobre a estratégia da marca na próxima edição da Rm-Revismarket.
Veja as imagens do lançamento da NEUE Kollektion.