As recentes actualizações das vendas da DSGi e da Kesa colocam o mercado Electro como o mais dinâmico, no Reino Unido, em 2006.
Este ano foi excepcional para este sector, impulsionado sobretudo pela procura de ecrãs planos. Os preços dos LCD caíram e a nova tecnologia de alta definição, apoiada por fortes campanhas de marketing, deram aos consumidores razões adicionais para trocar o seu equipamento.
Contudo, de acordo com a análise da Verdict Research, os retalhistas deverão trabalhar ainda mais para gerar crescimento nas suas vendas, enquanto as já estreitas margens sofrerão ainda mais pressão.
A consultora considera que o verdadeiro teste virá em Janeiro, quando as compras de Natal já absorveram as finanças dos consumidores. Por outro lado, será nos meses de Inverno que os consumidores vão sofrer, pela primeira vez, o aumento do preço da energia.
Muitos apontam o baixo nível de penetração dos ecrãs planos nos lares, estimado entre 20 a 25 por cento, como uma razão para que os retalhistas do sector Electro estejam optimistas face a 2007, mas a Verdict sugere que existem outros aspectos a considerar. Em primeiro lugar, os consumidores que aderem inicialmente às novas tecnologias, e que tipicamente compram o produto ao preço mais alto, já actualizaram o seu equipamento. Por outro lado, uma percentagem considerável de lares britânicos, particularmente os de famílias mais pobres ou idosas, estarão menos inclinados para estas compras.
Finalmente, a concorrência está a aumentar, principalmente nos operadores centrados no preço, como as grandes superfícies.