A aposta da Vulcano na formação de profissionais do sector apresenta uma evolução positiva. Em 2010, o Centro de Formação da Vulcano registou um volume total de formação de 11.244 horas, distribuídas pelas principais áreas de negócio, nomeadamente convencional (esquentadores, termoacumuladores e aquecimento central e AQS), solar térmico e a mais recente área de ar condicionado.
Em seis anos, o centro aumentou o seu volume de formação em 350 por cento.
A área das energias renováveis, nomeadamente a solar térmica, foi a que mais se destacou, correspondendo a cerca de 45 por cento do volume total de formação. Este desempenho deve-se ao forte impulso que o solar térmico assinalou nos últimos anos, fazendo emergir novas necessidades de informação nos profissionais do sector. De salientar, ainda, o facto de a Vulcano ter sido convidada pela Agência para a Energia (ADENE) para ministrar formação para Peritos Qualificados em RCCTE, bem como ter sido reconhecida pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para aplicar os Cursos de Técnico Instalador de Sistemas Solares Térmicos (TISST), valência que também registou um crescimento substancial em 2009.
Paralelamente, o lançamento do ar condicionado enquanto nova área de negócio, no início de 2010, reflectiu-se numa elevada adesão ao respectivo curso de formação, representando aproximadamente 35 por cento do volume total da formação ministrada. Já a área de negócio convencional manteve um ritmo estável, mas positivo, de horas ministradas.
Segundo Ismael Leite, responsável pelo departamento de formação da Vulcano, “o Centro de Formação aposta em conteúdos programáticos específicos e adequados às necessidades dos nossos parceiros de negócio. Procuramos garantir que todas as áreas profissionais, envolvidas no processo de comercialização dos nossos produtos, encontrem no programa de formação da Vulcano a resposta às novas exigências do sector e do mercado, que obrigam a um esforço permanente de actualização e de especialização”.
A qualidade das acções de formação afirma-se como um dos principais factores da adesão aos cursos ministrados, como se comprova pelo elevado índice de satisfação. 43 por cento consideram excelente e 55,5 por cento bom.
O Centro de Formação está acreditado como entidade formadora pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e conta com duas unidades, localizadas em Lisboa e Aveiro. A formação destina-se a comerciais, instaladores, projectistas, colaboradores e agentes na área de certificação energética, entre outros.