15.ª Conferência GfK: Portugal é o país da Europa Ocidental onde a linha branca teve o crescimento mais expressivo
Em 2010, a linha branca teve um ano positivo. A nível mundial, as vendas cresceram oito por cento, comparativamente a 2009, ficando num valor pouco acima do registado em 2008, nos 160 biliões de dólares. Este crescimento assume uma particular relevância e dá um sinal positivo, sobretudo porque se segue a uma forte queda de seis por cento verificada um ano antes.
Portugal foi o país da Europa Ocidental onde a linha branca teve o crescimento mais expressivo em valor, cerca de 9,7 por cento, contrastando com o desempenho da vizinha Espanha, que caiu 0,5 por cento.
No entanto, o ano de 2011 permanece ainda como uma incerteza. Até porque alguns mercados da Europa Ocidental começaram a denotar, no último quadrimestre, uma desaceleração dos crescimentos.
A nível nacional, o que se passa também no sector da construção poderá reflectir-se na evolução deste mercado. As quedas antecipadas para o sector residencial, entre os sete e os nove por cento, segundo dados da FEPICOP, poderão influenciar negativamente a venda de electrodomésticos.
Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.
Veja as imagens da 15.ª Conferência GfK.