João Amaral foi nomeado Regional Manager da Toshiba, passando a assumir a responsabilidade máxima do negócio em Portugal e Espanha, tal como a Rm tinha noticiado no passado dia 25 de Fevereiro.
A nível de organização da estrutura ibérica, cada país vai permanecer com a sua gestão autónoma havendo uma estrutura de direcção em cada um dos países.
João Amaral, de 49 anos, era desde 2003 director geral da Toshiba Systems Portugal, apesar de estar ligado à Toshiba desde 2000. Com a responsabilidade de desenvolver a companhia em Portugal, foi também responsável pela abertura do escritório em Portugal, pela implementação da infra-estrutura de serviço e atendimento ao cliente e pela constituição de uma rede de parceiros de canal.
A propósito desta nomeação, João Amaral comenta que “é com muito orgulho e satisfação que aceito mais este desafio na Toshiba. O facto de já estar na companhia há mais de 10 anos e conhecer bastante bem a equipa de Espanha dá-me a confiança para acreditar no sucesso desta nova etapa. Apesar de serem dois mercados bastante diferentes, pretendo partilhar boas práticas entre as duas equipas e tentar replicar, com o mesmo sucesso, toda a estratégia desenvolvida em Portugal.”
Ao longo destes 11 anos de ligação à Toshiba Europa, João Amaral viu a sua gestão ser reconhecida, várias vezes, pela Toshiba Corporation devido à performance da subsidiária no desenvolvimento de soluções de negócio. Em 2006, conquistou o prémio de “Melhor Subsidiária”, galardão atribuído pela primeira vez a uma subsidiária europeia e que viu ser repetido em 2007, pelo segundo ano consecutivo.
Desde sempre, João Amaral teve interesse em tecnologia tendo, desenvolvido a sua actividade profissional na área das tecnologias de informação desde 1981 e desempenhado funções de programador, consultor, director de informática e responsável pela gestão de negócio de várias empresas.
João Amaraltem formação na área técnica e o Programa de Alta Direcção de Empresas pela AESE/IESE.