A partir de amanhã, dia 15 de Março, o Continente é a marca única da Sonae para o retalho alimentar.
A fusão do Modelo e do Continente é um passo estratégico para o futuro da marca. Ao avançar para uma estratégia de marca única, a Sonae está a convergir as experiências, valores, esforços e investimentos de duas grandes marcas nacionais para reforçar e conferir uma maior força à marca Continente. “Toda a experiência acumulada ao longo de mais de 25 anos vai agora convergir numa marca única, o Continente, marca em que os portugueses mais confiam. A oportunidade que surge agora para o Continente é a de somar à sua história, mais assente no ritmo das grandes cidades, a proximidade do Modelo às raízes, origens, tradições e às comunidades. Esta fusão significa o nascimento de um novo Continente, com maior e melhor capacidade de resposta às necessidades dos consumidores e significa, sobretudo, que o valor da marca única Continente vai ser consideravelmente superior à soma dos valores das duas marcas. Ao avançar para uma estratégia de marca única convergimos as melhores experiências de cada uma das marcas e apontamos num só caminho com foco e ambição redobrados”, sublinha Miguel Osório, administrador de Marketing da Sonae MC.
Com esta fusão, a principal insígnia da Sonae MC, e líder da distribuição nacional com uma quota de 23,9 por cento, ganha ainda mais relevância e escala nacional, complementando a sua oferta com dois novos formatos, supermercados e mini hipermercados. A marca está também mais próxima e presente dos seus clientes, com uma cobertura nacional de 176 lojas.
Esta fusão implicou uma nova arquitectura de marca que passou pela criação de descritores que foram adicionados ao logótipo do Continente, uma vez que as lojas Modelo e Modelo Bonjour têm dimensões e gamas diferentes das de uma loja Continente. Estes descritores facilitam a identificação do tipo de loja e fazem corresponder e balizar as expectativas do consumidor a cada uma delas. O Continente Bom Dia substitui o Modelo Bonjour e é agora sinónimo de dupermercados de conveniência, com cerca de 800 metros quadrados, vocacionados para as compras mais frequentes do dia-a-dia. O Continente Modelo substitui as lojas Modelo, hipermercados de proximidade, com uma área de cerca de 2.000 metros quadrados, presentes nas cidades mais pequenas.
Em estudo há mais de um ano, o processo de fusão das marcas, pela sua complexidade, exigiu o envolvimento de toda a Sonae MC. De acordo com a Sonae, foi criada um vasta equipa de projecto e mobilizadas todas as áreas da empresa, na medida em que implicou a maior mudança de sempre, no menor espaço de tempo. As centenas de visitas às lojas por diversas equipas da Sonae, a produção de milhares de letras Continente para as fachadas das lojas e as centenas de milhar de peças de fardamento são apenas alguns exemplos, sendo de salientar que 80 por cento dos recursos usados nesta operação foram portugueses.
Para assinalar toda esta mudança, arranca esta segunda-feira, dia 14 de Março, em TV, rádio, imprensa, exterior, Internet e ponto de venda uma campanha que dará a conhecer aos portugueses o “novo” Continente. De autoria da Euro RSCG, a comunicação da nova marca assenta em dois pilares fundamentais, por um lado, comunicar que a oferta do “novo” Continente sai reforçada com a soma das vantagens das duas marcas e que o “novo” Continente passa a marcar presença em todo o país, garantindo uma maior proximidade com os seus clientes. A linha de comunicação para a marca única é muito emocional e retrata que o Continente e o Modelo juntaram-se para chegar mais perto dos clientes.
A campanha é transversal aos vários “stakeholders” da marca e fala para os clientes, para colaboradores, para produtores do Clube de Produtores Sonae, para fornecedores, etc, passando a mensagem de que o Continente é feito por pessoas, que existe para as pessoas e, sobretudo, que é “um de nós”.