As vendas líquidas da Tech Data no quarto trimestre, concluído em 31 de Janeiro, foram de 7,1 mil milhões de dólares, o que reflecte um aumento de 13,3 por cento relativamente aos 6,3 mil milhões de dólares alcançados no ano anterior.
O enfraquecimento de algumas moedas em relação ao dólar americano teve um impacto negativo na comparação anual das vendas líquidas neste período, de aproximadamente seis pontos percentuais. Sequencialmente, as vendas líquidas no quarto trimestre aumentaram 15,5 por cento relativamente ao terceiro trimestre, com um impacto cambial mínimo.
O lucro operacional do quarto trimestre foi de 117,8 milhões de dólares, o equivalente a 1,65 por cento das vendas líquidas. Valor que contrasta com o lucro operacional de 92,7 milhões de dólares, ou 1,48 por cento das vendas líquidas, do quarto trimestre do ano fiscal de 2010. O lucro líquido alcançado no foi de 77,3 milhões de dólares (ou 1,63 dólares por acção), contra um lucro líquido de 70,1 milhões de dólares (ou 1,35 dólares por acção) alcançado em igual período do ano anterior. "Um saudável ambiente de investimento tecnológico em ambas as regiões, conjugado com o nosso desempenho de excelência e investimentos direccionados para as infra-estruturas, fusões e aquisições e processos empresariais, resultaram num dos melhores anos na história da nossa empresa. Continuando a tendência dos três trimestres anteriores, a nossa equipa global equilibrou de uma forma efectiva o crescimento das vendas com o aumento da rentabilidade, resultando no nosso nono trimestre consecutivo de crescimento com ganhos de dois dígitos e o nosso sétimo trimestre consecutivo de retorno sobre o capital investido muito acima do nosso custo de capital. O nosso desempenho recorde durante o ano fiscal de 2011 valida a nossa estratégia, reforça o valor que oferecemos aos nossos clientes e parceiros fornecedores, demonstrando claramente o compromisso da Tech Data em criar valor para os seus accionistas”, refere Robert M. Dutkowsky, CEO da Tech Data.
Em Portugal, este foi um ano determinante para o crescimento da empresa a nível local. Segundo Paulí Amat, Country Manager da Tech Data Portugal, “a aquisição da DLI permitiu à empresa obter resultados que excederam em grande medida as nossas expectativas, permitindo-nos consolidar e ampliar o nosso portfolio de produtos, por forma a oferecer, com eficiência e qualidade redobradas, uma gama de soluções mais completa a todos os nossos clientes. Os valores alcançados ao longo deste ano fiscal reflectem o esforço da nossa equipa de trabalho, no sentido de fornecer as condições necessárias para que os nossos clientes e parceiros continuem a acreditar na nossa forma de trabalhar”.