As marcas nacionais continuam a liderar muitas das escolhas dos portugueses. Caixa Geral de Depósitos, Continente, Delta, Galp, Sagres, Sapo e TMN são exemplos de algumas marcas nacionais que continuam a conquistar a confiança dos consumidores nacionais.
As conclusões resultam do estudo “Marcas de Confiança 2011” da Selecções do Reader’s Digest, realizado em 16 países europeus, que avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 40 categorias. O estudo “Marcas de Confiança 2011” concluiu que as marcas preferidas são caracterizadas por três factores-chave, fácil de usar (61%), amiga do ambiente (54%) e prática (54%). Na escolha de uma marca, os factores determinantes são a influência dos filhos e o facto de a marca ser socialmente activa, conforme indicam 63 por cento dos inquiridos, em ambos os casos.
É de reter a confiança que os portugueses depositam no óleo Fula (79 por cento na categoria Óleos Alimentares), na Delta (66 por cento nos Cafés), na Sagres (58 por cento nas Cervejas), na Galp (56 por cento nas Gasolineiras), na TMN (49 por cento em Redes de Telemóvel), na Worten (43 por cento em Cadeia/Loja de Distribuição), no Continente (41 por cento em Hiper/Supermercados) e na Caixa Geral de Depósitos (37 por cento na Banca).
Em relação ao ano passado, quer a Worten, a Galp, o Fula, o Continente e a Caixa Geral de Depósitos voltam a destacar-se por terem aumentando os seus índices de confiança. A Worten, por exemplo, subiu 13 por cento e o Continente dois por cento.
Marcas portuguesas de confiança são também a Abreu (65 por cento na categoria Agência de Viagens), a Luso (63 por cento em Águas Engarrafadas), o Sapo (31 por cento em Empresas de Serviço Internet) e a Fidelidade Mundial (21 por cento em Companhias de Seguros). Os CTT, com 51 por cento, mantêm o lugar de liderança na categoria Empresas de Serviço Público. Na categoria Estação de Rádio, introduzida este ano, a marca mais votada é a RFM (27%).
Na categoria de Grandes Electrodomésticos, a Miele sobe ao pódio da confiança com 42 por cento dos votos. Também na Áustria, Bélgica, Alemanha, Holanda e Suíça, a Miele toma a liderança da confiança. Ao serem questionados sobre qual o Detergente para a Máquina de Loiça em que mais confiam, os portugueses escolhem Sun (40%) e na limpeza do lar, a marca Sonasol, da alemã Henkel, consegue 45 por cento de confiança na categoria Detergentes para a Limpeza do Lar.
Skip é a marca preferida na categoria Detergentes para a Roupa, marca que em 2011 reforça o seu reconhecimento e a liderança com 69 por cento. Este elevado índice de confiança reflecte e confirma a quota de mercado que a marca detém em Portugal. Na categoria Amaciadores de Roupa, foi uma outra marca do universo Unilever – Jerónimo Martins, a Comfort, a ser eleita como a de maior confiança para metade dos portugueses inquiridos (51%).
Na categoria de Computador Pessoal, a Hewlett Packard merece a confiança de 30 por cento dos cidadãos, sendo que é também líder em mais nove países (Áustria, Croácia, Finlândia, França, Hungria, Holanda, Eslovénia, Suécia e Suíça). A Canon (38%) é a mais fiável para os leitores da Reader’s Digest na área das Máquinas Fotográficas. A marca é de confiança também para a maioria dos europeus, com excepção dos croatas, polacos e romenos que preferem a Sony.
Por sua vez, os telemóveis Nokia perduram como os preferidos dos portugueses (61%) e também do resto da Europa, apesar da França, este ano e na categoria Telefones Móveis/Telemóveis, atribuir o mais alto nível de confiança à Samsung. Graças aos franceses, a Nokia perdeu o lugar privilegiado na confiança dos consumidores europeus, conquistado desde 2000, ser eleita em todos os países.
Nas categorias Cremes Para Barrar e Produtos Lácteos as marcas que merecem maior confiança são, respectivamente, a Becel (51%) e a Mimosa (26%). Já a Nestlé, tal como em 2010, volta a ganhar em duas frentes, Cereais de Pequeno-Almoço (37%) e Chocolates (56%). Ao decidirem que alimento elegem para o seu animal de estimação, os leitores decidem-se pela marca Friskies, que obteve 45 por cento dos votos de confiança, mais 10 por cento do que no ano transacto.
No que se refere à higiene e beleza, em primeiro lugar, é de salientar o voto de confiança que os leitores da Reader’s Digest atribuem à L’Oréal (19 por cento na categoria Cosmética/Cuidados com o Rosto), que destrona, assim, a Nívea, líder de confiança em 2009 e 2010. A marca Nivea mantém a confiança no ranking dos Cuidados com a Pele (Corpo), com 32 por cento.
A Colgate garante o primeiro lugar na nova categoria Produtos de Higiene Oral (43%). Halibut continua a ser a marca de Creme para Tratamento de Problemas de Pele com mais confiança e reconhecimento do público (39%), enquanto que na categoria de Cuidados com o Cabelo a Pantene continua a liderar as preferências dos consumidores (47%). Quando se trata de escolher um produto para a coloração do cabelo, L’Óreal surge no topo da confiança, com 41 por cento das referências dos inquiridos.
Depois de, no ano passado, ter ultrapassado a confiança depositada na Mercedes-Benz, a Toyota permanece, em 2011, como a marca de maior reconhecimento no que respeita à confiança na categoria Automóveis, tendo mesmo aumentado o seu índice.
Visa insiste em ser o cartão com mais crédito junto dos portugueses, tendo obtido voto de confiança de 44 por cento dos leitores da revista. Por sua vez, a Medis reconquista a confiança dos portugueses (38%) na categoria Seguros de Saúde, depois de no ano passado ter sido ultrapassada pela Multicare.
Nos Analgésicos/Medicamentos para a Dor, a Aspirina (43%) ganha o título de marca de confiança. O Bisolvon (41%) mantém a liderança quando se trata de Medicamentos para a Tosse e Constipação. Nas Vitaminas, a confiança dos portugueses recai, tal como o ano passado, no Centrum (61%). Por sua vez, na categoria Laxantes, a marca mais votada é o Dulcolax (58%).