O IAPMEI recebeu 1.462 projectos candidatos à primeira fase do Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio (Modcom), num investimento associado de 93,6 milhões de euros.
A entrega de candidaturas superou as expectativas iniciais do IAPMEI, que as tinha estimado entre 800 e 1.200, e um orçamento disponível de 20 milhões de euros. Consequentemente, o IAPMEI admite que as verbas permitirão apenas apoiar cerca de 550 ou 600 projectos de empresas e 35 projectos de associações.
O Modcom visa a modernização e revitalização da actividade comercial, nomeadamente em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio.
Do total de projectos entregues na primeira fase, 1.283 referiram-se a candidaturas individuais de pequena dimensão, 86 a candidaturas apresentadas pelas pequenas e médias empresas e 93 a projectos de promoção comercial dos centros urbanos. 45 por cento dos projectos tiveram origem na região Norte, 27,5 por centro vieram da região Centro, 21 por cento da região de Lisboa e Vale do Tejo, 4,5 por cento do Alentejo e 2,5 por cento do Algarve.