Os lucros da Jerónimo Martins cresceram, em 2010, 40,3 por cento, para 281 milhões de euros. No mesmo período, as vendas “engordaram” 18,8 por cento, para os 8,7 mil milhões de euros, com o EBITDA consolidado a crescer acima das vendas, 23,6 por cento, para 653 milhões de euros.
De acordo com o comunicado da retalhista, “este desempenho traduz o reforço da contribuição da operação na Polónia para o crescimento e para a rentabilidade do grupo”. Mais de metade das vendas vieram deste destino, mercado onde a empresa portuguesa é líder através da marca Biedronka. As vendas na Polónia ascenderam aos 4,8 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 29,1 por cento face a 2009.
No retalho em Portugal, o EBITDA gerado atingiu 186,5 milhões de euros, a que corresponde um crescimento de 3,8 por cento em relação ao ano passado. No Pingo Doce, o crescimento like-for-like (LFL) das vendas atingiu, no ano, 8,4 por cento nos supermercados e 7,2 por cento na rede total das lojas, com a insígnia a registar vendas no valor de 2,74 mil milhões de euros. Por sua vez, no Recheio, assinala-se o crescimento de 3,2 por cento das vendas LFL.