Aproxima-se o dia 14 de Fevereiro e isso significa que o spam relacionado com o Dia de São Valentim já começou a invadir as caixas de correio electrónico. No ano passado, o envio de spam relacionado com este dia em concreto representou cerca de cinco por cento do tráfego de e-mail analisado pelo serviço Kaspersky Hosted Security Services.
Este spam chega em forma de anúncios que oferecem champanhe, bombons, jóias ou viagens românticas para dois. Também se anunciam relógios falsos de marcas de luxo ou Viagra. Qualquer assunto é válido desde que consiga atrair a atenção dos destinatários do e-mail.
Até agora, o spam enviado a propósito do Dia de São Valentim tem sido maioritariamente inofensivo, mas a Kaspersky Lab adverte para o aumento, detectado este ano, no número de links maliciosos que estão a aparecer nas mensagens de spam dedicadas ao Dia dos Namorados em forma de cartões de felicitação virtuais com motivos românticos. Por isso, alerta os internautas a ter cuidado se receberem um e-card e a certificarem-se de que provém de uma fonte real antes de clicar nos links.