Recordes nas vendas de Mac, iPhone e iPad geram as melhores receitas e lucros de sempre da Apple
A Apple anunciou esta terça-feira, dia 18 de Janeiro, os resultados do seu primeiro trimestre fiscal de 2011, terminado a 25 de Dezembro de 2010. A empresa apresentou receitas recorde de 26,74 mil milhões de dólares e um lucro líquido de seis mil milhões de dólares, ou 6,43 dólares por acção diluída.
Estes resultados comparam-se às receitas de 15,68 mil milhões de dólares e lucro líquido de 3,38 mil milhões de dólares, ou 3,67 dólares por acção diluída, do mesmo trimestre do ano passado.
A margem bruta foi de 38,5 por cento, comparado com os 40,9 por cento do trimestre homólogo. As vendas internacionais foram responsáveis por 62 por cento das receitas trimestrais. “Não podíamos estar mais felizes com a performance do nosso negócio, conseguindo gerar 9,8 mil milhões de dólares em cash flow de operações no decorrer do trimestre de Dezembro”, sublinhou Peter Oppenheimer, CFO da Apple. “Olhando para o segundo trimestre de 2011, esperamos receitas de cerca de 22 mil milhões de dólares e ganhos por acção diluída de aproximadamente 4,90 dólares”.
A Apple vendeu 4,13 milhões de Macs no decorrer do trimestre, o que representa um aumento unitário de 23 por cento face ao mesmo trimestre do ano passado. A empresa vendeu 16,24 milhões de iPhones no período em análise, o que significa um crescimentounitário de 86 por cento face ao conseguido no mesmo trimestre do ano anterior. Quanto aos iPods, foram vendidos 19,45 milhões, representando um decréscimo de sete por cento face ao mesmo trimestre do ano passado. A empresa também vendeu 7,33 milhões de iPads no decorrer do trimestre. “Tivemos um trimestre festivo fenomenal com recordes na venda de Mac, iPhone e iPad”, afirmou Steve Jobs, CEO da Apple. “Estamos a trabalhar com toda a força e temos coisas muito interessantes programadas para este ano, incluindo o iPhone 4 na Verizon que os clientes estão ansiosos por ter.”