Carlos Oliveira deixa o cargo de responsável pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento para a Mobilidade da Microsoft
Após dois anos e meio à frente dos destinos do Centro de I&D de Mobilidade da Microsoft, Carlos Oliveira inicia agora um período sabático durante o qual vai dedicar mais tempo à família e preparar um novo ciclo na sua carreira profissional.
A Unidade de I&D, sedeada em Braga, resultou da aquisição da empresa portuguesa MobiComp em Julho de 2008.
Ao longo deste período, a equipa de I&D da Microsoft em Braga, sob a liderança de Carlos Oliveira, foi responsável por dois importantes marcos na introdução de novas funcionalidades no sistema operativo Windows Phone, o serviço de back-up de dados “My Phone”, introduzido em 2009 na versão 6.5 do Windows Phone, e, já em Outubro, foi responsável pelo desenvolvimento de uma das componentes mais inovadoras do Windows Phone 7, a funcionalidade “Find My Phone”, um sistema de procura e recuperação de dispositivos móveis perdidos.
Após estes importantes marcos, Carlos Oliveira entendeu ser a altura certa para deixar a liderança da unidade de I&D na área das comunicações móveis da Microsoft e preparar um novo ciclo na sua carreira profissional. “Estes dois anos e meio foram um período de uma aprendizagem e valorização sem paralelo no mundo das tecnologias de informação e representaram efectivamente uma mais-valia no meu desenvolvimento enquanto líder e gestor. Tive a oportunidade de estar exposto e participar em decisões com impacto a nível global, sempre suportado por uma equipa extraordinária que sempre dignificou em muito a massa cinzenta e a capacidade de inovação portuguesas. Como em tudo na vida, há ciclos e fecha-se agora um ciclo importante na minha carreira com o lançamento do Windows Phone 7. Para já vou iniciar um período sabático, onde vou dedicar mais tempo à minha família e maturar algumas ideias para iniciar um novo ciclo na minha carreira”.