Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Melhores exemplos do comércio e serviços em 2009 distinguidos com os Prémios Mercúrio
2010-11-30

Rui Nabeiro (Delta), na categoria de Prestígio, Pedro Guerra (Baviera), Joaquim da Silva Malcato (Celeiro da Memória) e Ronald Brodheim (Grupo Brodheim) conquistaram os Prémios Mercúrio como personalidades de referência no sector do comércio e serviços em 2009. A Conserveira de Lisboa, Sant’Ana Gourmet, PortoSigns, Projecto Manhattan e a Fixe em Casa foram as empresas premiadas. Os vencedores do Prémio Mercúrio foram conhecidos esta segunda-feira à noite, dia 29 de Novembro, numa gala apresentada por Nilton, na Culturgest, em Lisboa, reunindo as principais personalidades do comércio português.

Uma iniciativa conjunta da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e da Escola de Comércio de Lisboa (ECL), o Prémio Mercúrio visa dignificar o que de melhor se faz no sector do comércio e serviços. Nesta sua segunda edição, contemplou o percurso de pessoas e empresas do sector, ao longo do ano de 2009.

Rui Nabeiro foi o grande homenageado da noite. A três meses de completar 80 anos, foi contemplado com o Prémio Mercúrio Prestígio. O prémio, concebido pela designer de jóias Maria João Bahia, foi entregue por Fernando Serrasqueiro, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

Na área de personalidades, Pedro Guerra foi o vencedor do prémio na categoria de Formação & Carreira Profissional. Joaquim da Silva Malcato conquistou o prémio na categoria de Jovem Empresário e Ronald Brodheim recebeu o Prémio Mercúrio para a Personalidade do Ano.

No que se refere a empresas, os Prémios Mercúrio foram para a Fixe em Casa (www.peixefresco.com.pt), na categoria de Comércio Online, a primeira empresa a implementar o conceito de clube de compradores, aplicado ao peixe fresco. Os clientes registados fazem as suas encomendas até quinta-feira, às 17 horas. A partir dessa altura, o peixe é comprado directamente aos pescadores, preparado, embalado e entregue em casa do cliente na sexta-feira ao final do dia e sábado de manhã. Todo o processo garante uma qualidade extra, porque o peixe é sempre do dia, e um nível de preço competitivo. O peixe chega a casa do cliente pronto a ser confeccionado ou guardado no frigorífico ou congelador.

A PortoSigns foi a distinguida na categoria de Comércio Não Alimentar. Com início de actividade em Agosto de 2006, localizada na Rua da Alfândega, na cidade do Porto, a Porto Signs oferece vários produtos de artesanato português ou outros da mesma índole destinados ao turismo. A empresa surgiu com o objectivo de promover os produtos portugueses menos conhecidos e impor-se como uma marca própria, que dê nome a uma gama de produtos exclusivos, realizando no mesmo espaço exposições temáticas na sua zona de galeria. A PortoSigns funciona como um verdadeiro posto de turismo, prestando aos visitantes muitos dos serviços de que estes necessitam.

Por sua vez, a Sant’Ana Gourmet arrecadou o prémio na categoria de Comércio Alimentar. Assumindo o estatuto de experiência sensorial, é um espaço acolhedor no antigo Mercado de Santana, em Leiria.

Na categoria de Novos Conceitos, o prémio foi para o Projecto Manhattan, a primeira central portuguesa de planeamento estratégico de marketing e comunicação.

Finalmente, a Conserveira de Lisboa foi a vencedora na categoria Lojas com História. Fundada em 1930, fica situada no cruzamento da Rua dos Bacalhoeiros com a Rua da Madalena e distingue-se pelo seu sortido especializado de conservas.

Veja as imagens da Cerimónia de entrega do Prémio Mercúrio.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos