De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice do volume de negócios no comércio a retalho apresentou, em Outubro, uma diminuição de 1,4 por cento em termos homólogos. Em termos nominais, o índice apresentou uma variação de -0,1 por cento, inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada em Setembro.
A diminuição do índice agregado resultou da variação negativa do agrupamento de produtos não alimentares (-4,8%), atenuada pelo crescimento de 2,4 por cento do nos produtos alimentares. Excluindo a componente de combustíveis, o índice total e o do agrupamento de produtos não alimentares apresentaram, respectivamente, variações homólogas de -0,7 e de -4,4 por cento.
Já em relação a Setembro, o índice agregado do comércio a retalho registou uma variação de 0,4 por cento. O volume de negócios no comércio de não alimentares diminuiu 0,9 por cento.
A variação média nos últimos 12 meses das vendas no comércio a retalho situou-se em 0,1 por cento, valor idêntico ao observado em Setembro. A componente de produtos não alimentares diminuiu 2,3 por cento.