A ESET lança o alerta para uma nova ameaça que está a afectar os utilizadores do Messenger tendo levado a Microsoft a desactivar os active links no Windows Live Messenger 2009.
Para se espalhar, este worm injecta um link nas conversações que se encontram a decorrer, sendo que uma das pessoas já terá de ter o PC infectado para isto suceder. Se algum dos intervenientes da conversa clicar sobre esse link, será conduzido a um site malicioso descarregando e instalando o vírus que se vai replicando.
Normalmente, quando os programas de chat identificam que foi escrito um endereço web convertem-no automaticamente para uma hiperligação. Este worm faz com que essa hiperligação passe a apontar para um site perigoso, ao invés do fidedigno. Assim, se numa conversação um amigo o convidar a visitar o site www.exemplo.pt, na prática será reconduzido para outro infectado com malware.
Para estar protegido desta ameaça, para além dos cuidados normais a ter sempre que se usa o Messenger, como não aceitar ficheiros suspeitos ou pedidos de amizade de desconhecidos, a ESET recomenda que copie o link e cole no browser, ao invés de dar um clique nele. Deste modo estará sempre protegido.