De acordo com o Main Streets Across the World 2010, um estudo da Cushman & Wakefield, Lisboa desceu duas posições relativamente a 2009, sendo actualmente a 42.ª localização de comércio mais cara do mundo.
O Chiado é a localização mais cara da capital com um valor mensal de rendas de 960 euros anuais por metro quadrado (80 euros/m2/mês). Este valor reflecte uma estabilidade das rendas face ao ano anterior, justificada por uma procura cada vez mais dinâmica nas zonas prime de comércio de rua na capital, não obstante a crise económica e os seus efeitos no mercado imobiliário de retalho. O comércio de rua no centro da cidade de Lisboa tem vindo a dar sinais de uma maior interesse por parte dos retalhistas, especialmente no Chiado onde o crescimento do sector é hoje evidente.
Em 2010 chegaram várias insígnias a esta zona da cidade como é o caso da loja de gelados Santini que inaugurou na Rua do Carmo, a expansão da loja da Nespresso também na mesma rua, a M Store, a primeira Apple Premium Reseller em Portugal e a Miss Sixty que abriu a sua loja bandeira na Rua Nova do Almada.
A evolução do nível de rendas nas restantes capitais mundiais, e mais especificamente na Europa, justificam esta descida no ranking, tendo-se verificado em vários casos uma subida dos valores prime, facto que provocou a queda de três lugares no ranking da cidade de Lisboa.