A partir de Dezembro, a Media Markt vai testar um novo conceito de lojas automatizadas, as Media Markt toGo, para a venda de produtos em aeroportos, estações de comboios e centros comerciais.
As primeiras duas destas lojas localizar-se-ão na futura estação de comboios de Munique e no aeroporto Franz Joseph Strauß, em Munique, na área de partidas no terminal 1, por detrás dos postos de segurança. Outras destas lojas estão planeadas para os aeroportos de Düsseldorf e Hamburgo.
Nestas pequenas lojas, os clientes irão encontrar 50 diferentes produtos que poderão necessitar enquanto viajam mas que não necessitam de explicação de funcionamento, como auscultadores, cabos, carregadores, leitores de MP3, câmaras digitais, entre outros. A gama de produtos concentra aqueles itens que muitas vezes são esquecidos quando as pessoas viajam, assim como os que se gostam de comprar como presentes.
Apenas os produtos das marcas líderes serão oferecidos nestas lojas. Os preços estarão aproximadamente ao mesmo nível dos praticados nas lojas físicas. Os clientes podem pagar as suas compras usando o cartão de débito, Visa, Maestro ou Mastercard. Os produtos são exibidos por detrás de uma janela de vidro e facilmente visíveis.
As compras são feitas através de um “touch screen”. A Media Markt toGo oferece instruções em alemão e em inglês. Quando os clientes fazem uma compra, podem ver o produto ser retirado da prateleira através de um braço robotizado.
Estas lojas automatizadas foram desenvolvidas numa parceria europeia exclusiva com a ZoomSystems, um fornecedor norte-americano líder nesta área que detém a patente para o sistema. Este sistema assegura que os clientes não façam o pagamento até que o produto tenha sido removido. A Media Markt toGo representa a primeira utilização das lojas automatizadas da ZoomSystems na Europa.
Com este novo conceito, a Media Markt quer oferece aos clientes um serviço adicional que está disponível 24 horas por dia, sete dias da semana. Durante a fase de testes, estão previstas 11 lojas nos aeroportos estações de comboios e centros comerciais alemães até meados do ano que vem.