A Makro Cash & Carry Portugal inaugurou mais uma ferramenta que coloca ao serviço dos clientes, por forma a melhor satisfazer as suas necessidades. O objectivo é que o Delivery seja uma extensão do que a loja Makro representa para o cliente.
Este novo serviço de entregas na loja do cliente constitui mais um passo da empresa na sua aproximação ao profissional, nomeadamente aos clientes fora da área de influência da loja, procurando gerar valor, com o aumento do nível de serviço e na garantia da qualidade.
Em 2009, o Grupo Metro criou o programa de excelência MCC 2012 para tornar a estratégia ainda mais orientada para o cliente. Esse programa assenta em quatro pilares de excelência, nomeadamente o cliente, operacional, as compras e o custo. “O desenvolvimento do serviço de Delivery é uma importante parte da estratégia da Makro Cash & Carry. Todo o investimento na frescura e na qualidade, no alargado sortido, na equipa de profissionais, nas marcas próprias e no ‘pricing’ competitivo ganha mais força com a possibilidade de entrega das compras no estabelecimento dos clientes profissionais Makro", declara Matthias Hinz, director geral da Makro Portugal.
Como explica este responsável, até agora, o Delivery era uma excepção à fórmula comercial, destinando-se a um número limitado de clientes, geralmente de grande dimensão, com os serviços de compras centralizados, ‘picking’ directo nas lojas, sem equipas afectas ao serviço e com baixo impacto nas vendas. Três factores pesaram na decisão de desenvolver o serviço de entregas a partir deste ano, nomeadamente a cobertura geográfica, as solicitações de novos clientes e as tendências económicas e de mercado. "77 por cento do negócio HoReCa compra na Makro e existem novas áreas de desenvolvimento turístico sem a nossa presença. O aumento do tráfego, os custos de transporte e as exigências legais para o transporte de segurança alimentar tornam fundamental a oferta deste novo serviço ", esclarece Nuno Afonso, responsável pelo Delivery.
Ainda de acordo com Nuno Afonso, os picos sazonais deixam menos tempo para fazer compras e a redução de pessoal no negócio dos clientes exige uma maior racionalização do tempo para a sua gestão que, por isso, procuram simplificar e centralizar as suas compras e reduzir os seus custos operacionais. “Este serviço é, por isso, uma mais-valia de peso para os clientes que não dispõem de tempo para fazer as suas compras ou que têm na distância um impedimento para comprar na Makro".