A Black & Decker celebra o seu centenário. Entre os êxitos da empresa constam o primeiro berbequim que foi à Lua ou a restauração da Estátua da Liberdade.
A sua história, marcada de êxitos, começou com uma humilde loja fundada em 1910 dois jovens engenheiros norte-americanos, Duncan Black e Alonso Decker, com um capital de apenas 1.200 dólares e o sonho de realizar maquinaria especializada. Com sede em Baltimore (Maryland), a empresa iniciou a sua actividade fabricando, entre outras, a primeira máquina de fazer tampas para garrafas de leite utilizada na casa da Moeda.
Em 1916, Black & Decker registou a patente de um novo produto, um berbequim com punho de pistola e interruptor de gatilho. Este desenho inovador introduziu a portabilidade às ferramentas e constituiu a base para o crescimento vertiginoso da empresa. Este acontecimento fez com que, em 1936, as acções da Black & Decker fossem cotadas na Bolsa de Nova York.
A seguir à 2.ª Guerra Mundial, a Black & Decker implantou-se e expandiu-se pela Europa, ao mesmo tempo começou a surgir a tendência do "Faça você mesmo ", em bricolage, momento em que lançou a sua primeira linha de berbequins e acessórios para o mercado de consumo. Este acontecimento traduziu-se numa nova revolução dentro do mercado, chegando a produzir-se, em 1951, o berbequim número 1.000.000 da empresa.
Em 1969, o Governo dos Estados Unidos encarregou a Black & Decker de desenvolver um dos projectos que maior prestígio lhe deu, o desenvolvimento do berbequim inalâmbrico que se utilizou na primeira viagem à Lua. Outro dos êxitos que a Black & Decker pode assumir é de ter sido nomeada como fornecedora das ferramentas utilizadas na primeira e grande restauração da Estátua da Liberdade.
Continuando com a sua estratégia de expansão, em 2010 a empresa fundiu-se com o líder mundial de ferramentas manuais Stanley Works, processo que se iniciou há um ano e que se prevê que se poderá prolongar durante mais dois anos.
Com presença em aproximadamente 100 países, a Black & Decker é líder a nível mundial nas suas diferentes gamas de produtos. Apesar da situação económica mundial de crise e de uma redução generalizada de vendas no sector, a empresa obteve, durante o ano de 2009, uma facturação mundial de 4.775 milhões de dólares e espera um crescimento de cinco por cento para o próximo ano. Segundo Charles de Kervenoaël, director geral da Black & Decker Ibérica e França, a sua posição frente à crise “passa e passará pela aposta clara na inovação”. Outro dos factores chaves do êxito da empresa, no entender de Charles de Kervenoaël, foi “a constante preocupação em conhecer as necessidades do utilizador final, para que deste modo, se possa oferecer produtos caracterizados pela sua praticabilidade e ergonomia”.
Quanto aos números da filial ibérica, com presença no território desde 1967, ascenderam a uma facturação de 61 milhões de dólares. Actualmente, distribuiu os seus produtos em mais de 2.000 pontos de venda ao longo de todo o território espanhol e português. Os objectivos em Espanha e em Portugal centram-se em afiançar a sua presença e aproximar o conceito de bricolage com o consumidor final, “já que ainda se encontram atrasos no mercado de bricolagem comparando com o resto dos mercados europeus, sobretudo do Norte”. Por este motivo, Charles de Kervenoaël considera que “o território ainda tem um grande potencial de expansão, o que nos leva a pensar que as perspectivas de crescimento para os próximos anos são optimistas”.
Durante todo este ano, a Black & Decker organizou diversas actividades tendo como base a celebração do seu aniversário, desde a Campanha do Centenário, em que na compra de uma ferramenta o utilizador final conseguia outro produto com inovação, totalmente grátis, até ao acordo de parceria com a Produtora FOX com o lançamento do filme “A Equipa A”. Além do mais, elaborou-se uma página Web dedicada exclusivamente ao centenário, www.blackanddecker.eu/100years, que inclui histórias, vídeos, jogos e o concurso “Compartilhe a sua história” onde a anedota ou história que obtenha mais votos ganhará um berbequim de lítio de altas prestações.
Para o próximo ano preparam-se lançamentos no domínio da limpeza do lar. Também se está a desenvolver a tecnologia de lítio com o propósito de aplicá-la a todas as gamas de produtos da Black & Decker.