GS1 Portugal, Continente e Modelo em parceria para evidenciar vantagens da utilização dos códigos de barras
Entre 21 e 31 de Outubro, a GS1 Portugal, juntamente com o Continente e o Modelo, estão a realizar uma campanha em 178 lojas, com vista à sensibilização para a importância dos códigos de barras GS1 (GS1 BarCodes).
A protecção e comodidade do consumidor, a rastreabilidade dos produtos e a automatização das operações são os grandes benefícios da introdução da codificação de produtos. “O código de barras GS1 é utilizado em 150 países. Para os consumidores, assegura a automatização e rapidez nas saídas de caixa e a redução de filas de espera. Para o retalho, entre outros benefícios, gera informação sobre as existências, quer nos lineares quer em armazém. Em caso de não conformidade, esta informação facilita a rápida retirada dos produtos do mercado”, afirma Beatriz Águas, directora de Marketing da GS1 Portugal. “O código de barras GS1 identifica os produtos de forma inequívoca e exclusiva. Ou seja, é reconhecido em qualquer parte do mundo, de tal forma que um produto codificado em Portugal pode ser lido por retalhistas do universo GS1, em qualquer parte do mundo, sem erros de leitura ou de processamento da informação”, acrescenta.
Esta acção conjunta de sensibilização para a necessidade dos códigos de barras do sistema GS1 terá lugar nos hipermercados Continente, Modelo e supermercados Modelo Bonjour. Para o efeito, será colocada informação sobre codificação nos ecrãs das linhas de caixa em todas as lojas Continente (39), Modelo (107) e Modelo Bonjour (26). Também serão distribuídos flyers com informação demonstrativa da eficácia e eficiência decorrente da utilização de códigos de barras GS1.
A campanha surge integrada num conjunto de acções que assinalam os 25 anos da GS1 Portugal (CODIPOR), de que a Sonae é uma das mais antigas associadas, desde 1988) O código de barras GS1 é uma realidade no país desde 1985, ano em que foi inaugurado o primeiro hipermercado Continente.